Seja bem vindo
Santa Bárbara,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cinebiblioteca apresenta o filme O contador de histórias nesta quarta-feira


Cinebiblioteca apresenta o filme O contador de histórias nesta quarta-feira Filme O Contador de Histórias

 


Nesta quarta-feira (11), às 14 horas, a Biblioteca Municipal apresenta no projeto Cinebiblioteca o filme nacional “O contador de histórias”, com direção de Luis Villaça. O filme é baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos e a censura é para 14 anos.




A história se passa em Minas Gerais, nos anos 70,  e fala de uma criança nascida em uma favela da capital mineira, Belo Horizonte. Roberto Carlos Ramos, o filho caçula de dez irmãos, foi levado pela mãe aos seis anos de idade para ser internado em uma instituição oficial, entidade assistencial recém-criada pelo governo que, de acordo com a propaganda nos meios de comunicação, preparava crianças para serem verdadeiros profissionais, isto é, quando crescessem se tornariam excelentes médicos, advogados, engenheiros.




Após a internação, o menino logo aprendeu as leis da sobrevivência naquele recinto. Cumprindo regra da instituição, ao completar sete anos de idade, o menino teve que mudar de pavilhão, onde as leis eram ainda mais duras e incluíam violência psicológica, castigos corporais e uma total ausência de esperança ou possibilidade de mudança. Aos 13 anos de idade e ainda analfabeto, por não suportar o novo tratamento, o menino Roberto e alguns internos descobriram o caminho das ruas, das drogas e dos pequenos delitos.




Em busca de segurança, Roberto tentou associar-se a um grupo violento. Depois de mais de cem tentativas de fuga, separado da família, Roberto carrega o estigma de incorrigível pelos educadores. Foi quando a pedagoga francesa Margherit Duvas, que desenvolvia estudos sobre infância e educação e veio ao Brasil para esse fim, visitou aquela instituição e acabou se interessando pelo caso de Roberto. A conquista estreou com duas expressões proferidas pela professora que jamais tinham sido dirigidas ao menino: “com licença” e “por favor”. Aí se iniciou uma emocionante e bem-sucedida história de afeto e dedicação que renderam – e continua rendendo até hoje – frutos: Roberto Carlos Ramos, formado em pedagogia é considerado um dos melhores contadores de história do mundo.




A entrada para o Cinebiblioteca é gratuita e fica na Praça Comendador Müller, 172, Centro. A Biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3461-9157.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login