Caminho para a vitória

Por Oscar DAmbrosio 18/11/2019 - 09:55 hs
Caminho para a vitória
Oscar DAmbrosio é jornalista e gerente de comunicação e mkt da Faculdade de Ciências Médicas de SP

Competições de automóvel são muito mais do que histórias de vida de pilotos.  Consistem em disputas viscerais entre presidentes, diretores de marketing e engenheiros para manter marcas em evidências e associadas a vitórias. Insucessos seguidos têm como resultado demissões. Há muito jogo entre cada bandeirada de largada e de chegada.

Ter isso como ponto de partida é o grande mérito do filme “Ford x Ferrari”, que conta como a montadora norte-americana, em 1966, conseguiu vencer a tradicional grife italiana na mítica prova 24 Horas de Le Mans, que demanda carros potentes e resistentes e pilotos extremamente talentosos. Qualquer erro pode ser o fim de um sonho.

O diretor James Mangold mostra como a união entre o racional empreendedor, construtor e diretor de equipe Carroll Shelby (o carismático Matt Damon) e o intempestivo piloto Ken Miles (sensível atuação de Christian Bale), como apoio da Ford conseguiram derrotar a poderosa Ferrari. Mas a jornada não foi simples.

O que estava em jogo era muito mais que um troféu. Cada volta na pista colocava em xeque os valores americanos de marketing, indústria, eficiência e eficácia, contra a paixão italiana, dentro de uma organização familiar. É como se a tecnologia e a frieza da estratégia enfrentassem o sangue nas veias.

A vitória dos EUA se dá com as três primeiras posições e o abandono das duas Ferraris de fábrica. Entre a própria Ford, porém, havia dissidências, contra Miles, um piloto e engenheiro de excepcional talento, mas de temperamento forte. O filme como um todo mostra como o coração pode ser mais importante do que a técnica em diversos momentos da vida.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.