Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Americana lança campanha de proteção às crianças e adolescentes


Americana lança campanha de proteção às crianças e adolescentes Lançamento da campanha Faça Bonito em Americana (Imagens Marilia Pierre)

 


A Prefeitura de Americana lançou, na tarde desta sexta-feira (10), no Centro de Cultura e Lazer (CCL), a campanha “Faça Bonito: Proteja Nossa Crianças e Adolescentes”, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para a problemática da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Estiveram presentes o secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Ailton Gonçalves Dias Filho, que representou o prefeito Omar Najar; o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antonio Dias da Fonseca; a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina; a coordenadora de Atenção Básica, Leda Maria Ribeiro, representando o secretário de Saúde, Gleberson Miano; a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Neide Donizete Nunes, além de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e representantes da sociedade civil. 


“A violência e exploração sexual de menores é um problema muito grave que deve ser enfrentado por toda a sociedade. Envolve vários fatores de risco e de relações de poder, que não reconhecem a criança e o adolescente como sujeitos de direito. Não são vistos como humanos e tratados como mercadoria. É preciso mobilizar toda a comunidade no enfrentamento dessa questão”, afirmou o presidente do CMDCA, Antonio Dias da Fonseca.


A secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, elogiou a iniciativa. “Será uma semana muito rica, com discussões com a comunidade, escolas, com a participação dos professores e dos alunos do Ciep Milton Santos. É uma parceria muito importante”, disse.


O secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Ailton Gonçalves Dias Filho, parabenizou os organizadores e o trabalho desenvolvido pelo CMDCA, Conselho Tutelar e da coordenaria de Direitos Humanos da secretaria. “As crianças são completamente vulneráveis, e nosso País é muito injusto, sobretudo com as crianças e adolescentes. Americana tem que estar comprometida com a garantia de direitos e proteção dessa camada da sociedade”, avaliou.


A coordenadora da Unidade de Direitos Humanos da Secretaria de Ação Social, Alcimara Batalhão, elencou algumas estatísticas durante a apresentação do projeto. De acordo com dados da Delegacia de Defesa da Mulher, Americana registrou 48 casos de estupro de vulnerável em 2018. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 12 casos. “Vale lembrar que as estimativas é de que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades”, alertou.


Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – de 13 a 18 de maio


Programação


13/5 – Acontecerá um evento fechado para os profissionais da Secretaria de Educação, no Campus Maria Auxiliadora da Unisal, com duas turmas: uma às 15h30 e outra às 18 horas – Anna Luiza, jovem credenciada pelo Ministério Público, palestrará sobre “Pior forma de trabalho infantil: a exploração sexual de crianças e adolescentes”.


14/5 – Auditório Vermelho, do Campus Maria Auxiliadora da Unisal


- 8h – Credenciamento;


- 8h30 – Abertura oficial;


- 8h45 – Palestra “Depressão Infanto-juvenil”, com dr. Aloisio Braz de Lemos;


- 9h45 – Palestra “Aspectos psicológicos da depressão infanto-juvenil”, com Valdir Dusson;


- 10h30 – Palestra “A escuta especializada e o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual”, com Marina Galacini Massari e Valdécio Carlos Silva Junior. 


14/5 – Ciep Milton Santos, no Parque Dom Pedro II


- 13h – Palestra “O protagonismo da criança e do adolescente no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Anna Luiza.


15/5 – CCPA, na Avenida Armando Sales de Oliveira, nº 730, no Jardim Ipiranga


14h - Palestra “O protagonismo da criança e do adolescente no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Anna Luiza.


16/5 – Centro Cívico


15h - Palestra “O protagonismo da criança e do adolescente no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Anna Luiza.


 


17/5 – Escola Estadual Professora Dilecta Ceneviva – Cidade Jardim


10h - Palestra “O protagonismo da criança e do adolescente no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Anna Luiza.


 


18/5 – Jardim Botânico de Americana


- 9 Às 12h – Ação de mobilização e apresentação do Abadá Capoeira.


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login