Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Espetáculo de música clássica para pais e filhos reúne sucessos da Disney


Espetáculo de música clássica para pais e filhos reúne sucessos da Disney Clássico da Disney reúne pais e filhos


Como forma de desvendar o mundo da música erudita para as crianças e permitir que adultos tenham o contato com a arte, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) concebeu o espetáculo "Pais e Filhos – Concerto Especial para Crianças Grandes e Pequenas”. O palco da atração é o Teatro Municipal Dr. Losso Netto, no sábado (17), às 15h30 e 18h, com 400 lugares por sessão (60% da capacidade da casa de espetáculos). Os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h de quinta-feira (15), no site megabilheteria.com. A entrada é gratuita e em prol do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.


A inspiração para o concerto especial vem do projeto socioeducativo "ABC do Dó, Ré, Mi", desenvolvido pela OSP desde 2016 com a Secretaria Municipal de Educação e que contemplou 22 mil crianças da rede municipal de ensino. Ao costurar música e humor, o roteiro apresenta as diversas famílias dos instrumentos e a formação de uma orquestra. De forma didática, os músicos fazem uma apresentação introdutória sobre todas as famílias dos instrumentos, suas funções, elementos e características.


O enredo começa com uma típica apresentação de música clássica, até que um espectador desajeitado e inconveniente interrompe a orquestra. Cheio de dúvidas, ele interage com o maestro, os instrumentistas e a plateia, garantindo gargalhadas do começo ao fim. As intervenções cômicas estão aos cuidados do ator Romualdo Sarcedo, que há mais de 35 anos atua na área, e a regência é do violinista Luís Fernando Fischer Dutra, chefe do naipe de segundos violinos da OSP.


Para o programa, a OSP selecionou os movimentos 1, 2 e 10 (Prólogo, Galope e Epílogo) da "Suíte dos Comediantes", obra marcada pela alegria e extroversão, escrita em 1940 pelo compositor russo Dmitry Kabalevsky.

Já o repertório popular traz grandes sucessos da Disney, como "Let it go", tema da animação Frozen, que venceu em 2014 o Oscar de Melhor Canção e foi indicada ao Globo de Ouro; "Can you feel the love tonight", do desenho "O Rei Leão", cuja interpretação de Elton John rendeu prêmios no Globo de Ouro, Grammy Award e Oscar, em 1995; e "You'll Be in My Heart", de Phil Collins, tema do filme "Tarzan" e vencedora do Oscar de Melhor Canção Original de 2000.


O diretor artístico associado da OSP, André Micheletti, lembra que o conjunto sinfônico sempre dedicou seu repertório musical de outubro à temática infantil. "No ano passado, apresentamos 'Festa no Céu', obra do maestro Ernst Mahle inspirada em Monteiro Lobato. Além disso, recebemos por dois anos a premiada Cia. Imago, que trabalha com a técnica do teatro negro de formas animadas e apresentou 'Sol, Lá, Cidade' e 'Pedro e o Lobo'”, menciona Micheletti, que é chefe do naipe de violoncelos da OSP e professor no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em Ribeirão Preto.

Micheletti destaca que o espetáculo tem caráter pedagógico e agrada ao público de diferentes faixas etárias. " Como orquestra, é a forma de contribuirmos para o desenvolvimento educacional e cultural do público. Para as crianças, seus pais e avós, é a oportunidade de conhecerem de perto o funcionamento de um conjunto sinfônico e suas peculiaridades, de forma didática e descontraída", reforça o instrumentista.


A apresentação é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo), e tem o patrocínio prata da Hyundai e o patrocínio bronze da Comgás e Oji Papeis Especiais. São apoiadores Bom Peixe, Café Morro Grande, Candura, Delta Supermercados, Glovis, Grupo Pirasa e Indústrias Marrucci. Os parceiros são Cultura Artística, Empem, Mega Bilheteria, Pira 21, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM.

DECRETOS – A programação está em conformidade com o decreto municipal 18.426/2020, de 4 de setembro de 2020, que estabeleceu o "Protocolo de reabertura de eventos e atividades culturais no Município de Piracicaba", além do decreto municipal 18.476/2020, publicado em 9 de outubro, por causa da 15ª atualização do Plano São Paulo, que reclassificou Piracicaba para a Fase 4 (verde).

Pelo decreto municipal 18.426/2020, o Teatro Dr. Losso Netto pode funcionar com 60% de sua capacidade total (400 lugares por sessão) e deve adotar as seguintes medidas de segurança:

- Todas as dependências serão higienizadas antes de cada sessão;

- Na entrada do teatro, será disponibilizado álcool em gel 70% ao público e feita a medição de temperatura;

- Toda a plateia deve utilizar máscaras;

- Os assentos disponíveis serão marcados com etiqueta redonda verde e organizados de forma a manter o distanciamento entre as pessoas;

- As cadeiras que não podem ser ocupadas serão sinalizadas com etiquetas vermelhas.

Além disso, a OSP segue o "Protocolo de segurança sanitária para a prática musical em ambientes públicos em tempos de pandemia da Covid-19", do Fórum Brasileiro de Ópera, Ballet e Música de Concerto. Ele estabelece que os músicos devem manter as distâncias recomendadas para diferentes tipos de instrumentos, utilizar máscaras e manter o uso individual de partituras e estantes. Os instrumentistas de sopros e metais serão separados por equipamentos acrílicos de proteção. Também será feita a higienização dos instrumentos.

A retirada dos ingressos gratuitos deve ser feita no site megabilheteria.com, a partir das 9h de quinta-feira (15). Cada CPF cadastrado tem direito a duas cadeiras. Os bilhetes devem ser apresentados da tela do celular, diretamente na entrada do teatro, para a leitura do sistema de QR-Code.

A OSP solicita a doação de um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão e enlatados), em prol do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, a ser entregue na entrada do espetáculo.

SERVIÇO – Concerto "Pais e Filhos", com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 17 de outubro, às 15h30 e às 18h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Capacidade: 400 lugares por sessão. Duração: 60 minutos. Ingressos no www.megabilheteria.com (a partir das 9h de quinta-feira, 15). Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login