Sinfônica de Piracicaba encerra programação de aniversário de 254 anos da cidade

Por Roberto 25/08/2021 - 12:14 hs

Sinfônica de Piracicaba encerra programação de aniversário de 254 anos da cidade
Sinfônica faz concerto de encerramento das comemorações de aniversário

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) encerra a programação especial de aniversário de 254 anos da cidade, em dois concertos presenciais no Teatro Municipal Dr. Losso Netto: às 16h e 19h de 28 de agosto. Os ingressos gratuitos podem ser retirados a partir do dia 27, no site www.megabilheteria.com. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o patrocínio prata da Caterpillar e o patrocínio bronze da Comgás.



As apresentações estão em conformidade com o decreto municipal 18.847/2021, que prorroga a vigência da quarentena e trata das medidas da Fase de Transição do Plano São Paulo de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O decreto permite a realização de atividades coletivas, desde que exista a distância de um metro entre os participantes, o que permitirá 343 lugares por sessão.

Sob regência de Rubens Russomanno Ricciardi, compositor, maestro, arranjador, musicólogo e pianista, os concertos terão como solista o tenor Jean William e a cantora Aninha Barros. “Este é o primeiro concerto presencial da Orquestra no ano de 2021, pois, desde março, estávamos realizando a Temporada 2021 apenas na internet. Para reforçar todos os procedimentos de segurança, a OSP seguirá o Protocolo de segurança sanitária para a prática musical em ambientes públicos em tempos de pandemia da Covid-19, do Fórum Brasileiro de Ópera, Ballet e Música de Concerto", informa o diretor artístico associado da OSP, o violoncelista piracicabano André Micheletti.



A participação da cantora Aninha Barros será na interpretação de “Piracicaba”, composição de Newton de Almeida Mello que se tornou o Hino Oficial de Piracicaba em 1975 e recebeu novo arranjo da OSP, em 1º de agosto, para comemorar os 254 anos da cidade. O vídeo já possui mais de 250 mil visualizações nas redes sociais.

Já o tenor Jean William interpreta as obras Nessun Dorma, de Giacomo Puccini; Quem Sabe?, de Carlos Gomes; Ave Maria, de Bach/Gounod; e Il sole mio, de Eduardo di Capua. Há, ainda, Carinhoso, de Pixinguinha, e Yesterday, de Paul McCartney & George Martin, com o tenor como solista e participação de Vitor Sampaio ao violão e Reinaldo dos Anjos no clarinete.

Completam o programa a peça “Mourão", obra de Cesar Guerra-Peixe executada apenas pela orquestra.

OS CONVIDADOS

O tenor Jean William é natural de Barrinha, interior de São Paulo, e já se apresentou para milhões de pessoas durante a visita do papa Francisco ao Brasil, em 2013. Ele cantou na França, Itália e Índia e frequentemente tem acompanhado a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi, conjunto regido pelo maestro João Carlos Martins.

Aninha Barros é formada em canto erudito pelo Conservatório de Tatuí. Ela estudou violão de sete cordas e participou do grupo de chorinho Essência Feminina. É também professora de técnica vocal e tem dois CDs lançados, ‘Requinte’ e ‘Neguinha’. Formou o grupo Samba d'Aninha em 2011.

Rubens Russomanno Ricciardi é professor titular do Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto. É fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque, grupo dedicado à música contemporânea, e da USP-Filarmônica, orquestra de estudantes de graduação, bolsistas da USP. Suas composições de câmara e sinfônicas têm sido apresentadas em centros musicais no Brasil, na América do Norte e na Europa.

SERVIÇO – Concerto dos 254 anos de Piracicaba. Sábado (28), às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos disponíveis a partir da sexta-feira (27), no site www.megabilheteria.com. Doe um pacote de fralda geriátrica, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168.