A melhor forma de conquistar o cliente com o Comportamento do Consumidor

Por Roberto 29/10/2021 - 11:29 hs
Foto: Conquiste clientes com estratégias e caminhos com Comportamento do Consumidor


A busca por novas estratégias e caminhos que nos ajudem a chegar até os consumidores não para nunca. Prova disso são as inúmeras novas técnicas de marketing digital que surgem quase diariamente na internet.

Contudo, o que muitas delas se esquecem é de um fator primordial para que sua empresa possa conquistar o cliente: sabem, com detalhes, quem ele é e como ele compra!

Tenho certeza que se você perguntar se você conhece o seu público, sua resposta será sim.

Entretanto, conhecer, de verdade, esses consumidores vai além de saber que eles são, em sua maioria, homens entre 20 e 30 anos que moram em São Paulo, por exemplo.

Isso, na verdade, nada mais é do que uma segmentação de mercado. Para conhecer o cliente queremos ir mais a fundo e desvendar o comportamento do consumidor!

Sendo essa a nova, e mais eficaz, estratégia de gestão e marketing digital que foi desenvolvida nos últimos anos, saber como seu cliente compra e de que forma ele age é a grande sacada para quem quer vender mais.

O Comportamento do Consumidor Moderno

Não precisamos ir muito longe para entender como o comportamento do consumidor se alterou com o passar dos anos, basta pensar em nossa própria forma de consumir.

Assim, vamos a um exemplo. Se coloque no lugar de um cliente comum, mas no ano de 1990. A internet e os computadores residenciais ainda estavam engatinhando nessa época, e não precisamos nem mencionar os celulares que tinham por única funcionalidade as ligações e mensagens.

Desse modo, sempre que uma necessidade de consumo aparecia nos clientes, eles precisavam percorrer um caminho físico para solucioná-la. Nesse trajeto, eles poderiam perguntar a parentes e amigos por opções de compra, visitar algumas lojas, ou ligar para elas para saber preços e especificações.

Se voltarmos para os dias de hoje, esse percurso será muito diferente.

Para começo de conversa, assim que uma necessidade de compra aparecesse, não precisávamos nos deslocar para nada, já que nossa jornada de consumo se inicia, na grande maioria das vezes, no mundo virtual.

Ou seja, dando um simples Google, já seríamos capazes de iniciar nosso consumo Outro ponto diferente é que dificilmente buscaremos por opiniões sobre o consumo com nossos parentes ou amigos.

Afinal, não seria necessário uma vez que temos disponíveis infinitas avaliações sobre a marca e produto que queremos comprar, diretamente na internet.


A partir desse ponto, a jornada pode seguir dois caminhos. O primeiro deles é o cliente ir até uma loja física para consumir e o segundo é comprar direto das páginas virtuais.

Independente de qual escolha, repare que o início de sua jornada de compra se dá no mundo digital. Esse é o novo comportamento do consumidor!

A maneira como interagimos com as marcas e nossos consumos se alterou bastante. Assim, é essencial que as empresas acompanhem esse movimento, caso contrário serão passadas para trás pela concorrência.

Uma vez que já sabemos disso, e reforçamos que independentemente se sua loja é física ou virtual, esse comportamento te atinge, vamos entender o que podemos fazer para usufruir do comportamento do consumidor moderno.

Antes, deixamos como dica de leitura esse conteúdo completo sobre o assunto para que possa aprofundar os seus conhecimentos. Leia ele aqui!

O Comportamento do Consumidor e o ZMOT

Assim como pudemos perceber, o comportamento dos clientes se alterou bastante nos últimos anos. Entretanto, não foi apenas nós que reparamos nisso!

Em pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Shopper Sciences, a empresa tentou descobrir o que leva os clientes a comprar e como eles agem durante esse processo.

Dessa investigação, realizada com os clientes de mais de 5 mil marcas, surge o que chamamos de Momento Zero da Verdade.

Abreviado para ZMOT (Zero Moment of Truth), esse é o nome que denomina o período no qual os consumidores explora a internet a fim de realizarem uma tomada de decisão. ou seja, é o momento em que usamos o próprio Google para investigar nossas possibilidades e decidir se vamos ou não comprar algo.

Esse momento da verdade chegou para complementar os demais FMOT e SMOT, sendo eles respectivamente o primeiro e segundo momento.

Antigamente, apenas esses dois períodos da jornada do cliente eram mapeados pelas empresas, de modo que sabíamos como o cliente comprava e o que fazia depois disso. Contudo, a grande sacada do ZMOT é se preocupar em entender o que vem antes da compra.

Dessa maneira, sabendo o comportamento do consumidor na pré-venda, somos capazes de influenciá-lo e convencê-lo a comprar da sua empresa.

O Momento Zero da Verdade foi dividido em 4 diferentes partes, chamadas de Pilares. Elas nada mais são do que comportamentos recorrentes que podem ser usados pelas marcas para instigar o público. São eles:

    Ranqueamento em mecanismos de busca online

Um comportamento que vemos crescer é o uso de ferramentas como o Google na jornada de compra. Assim, o ZMOT nos mostra que os clientes têm por comportamento recorrente acessarem apenas os 3 primeiros links ranqueados na plataforma. Assim, é essencial que você seja um deles.

    Tabelas comparativas

Outro ponto é a grande oferta de opções. Isso pode confundir os clientes. Dessa maneira, marcas que oferecem tabelas comparativas entre suas opções tendem a atrair e converter mais consumidores.

    Avaliações online

Já comentamos sobre essa! É comum que o público navegue na internet em busca de avaliações antes de consumir. Por isso, mantenha sempre uma boa reputação no meio digital.

    Cupons

Por fim, o último pilar é aquele que trata sobre dinheiro. É mais do que sabido que os clientes gostam de economizar, mas o que o ZMOT nos mostrou é que esse é um fator decisivo no momento de escolher uma empresa para comprar. Assim, é a decisão do público oferecer cupons de desconto.

Conclusão

O Comportamento do Consumidor é uma estratégia importante a se ficar de olho. Em especial se seu objetivo é fazer sua empresa crescer!

Assim, não perca mais tempo e implemente as dicas que deixamos neste artigo.