Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sinfônica de Indaiatuba executa Sinfonia do Novo Mundo de Dvořák


Sinfônica de Indaiatuba executa Sinfonia do Novo Mundo de Dvořák Concerto da Sinfônica de Indaiatuba


Orquestra reúne peças musicais de origem tcheca em concerto gratuito que acontece em abril

Dois renomados compositores da música clássica tcheca marcam o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que acontece no dia 1º de abril (sexta-feira), às 20h. A segunda apresentação desta temporada 2022 trará, em seu repertório, a Sinfonia n.º 9 em Mi Menor 'do Novo Mundo', de Antonín Dvořák; e O Moldávia, de Bedřich Smetana. Essa noite musical será sediada no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com entrada gratuita. A direção e a regência são do maestro Paulo de Paula.

Smetana e Dvořák têm muito em comum. Além do país de origem, a República Tcheca, ambos transitaram não só pelo mesmo período artístico e cultural, o Romantismo, como também pertenceram ao mesmo movimento musical nacionalista, eclodido no século 19. Tantas referências em comum conferem características similares às obras desses compositores. Por exemplo, uma forte presença de elementos folclóricos e da música popular. Toda a produção desses artistas traz uma mescla entre os recursos mais sofisticados da música clássica/sinfônica e as inspirações enraizadas nas tradições de sua terra natal.


Considerado um dos pais da música tcheca, Bedřich Smetana (1824 – 1884) é um dos principais artistas desta vertente nacionalista. Assim como Beethoven, o compositor tornou-se deficiente auditivo no auge de sua carreira. Inclusive, a obra O Moldávia — que pertence à coletânea autoral Ma Vlast (em português, Minha Nação) — foi criada enquanto Smetana já estava completamente surdo. Entretanto, a peça é ainda uma de suas mais famosas, descrevendo os cenários e paisagens encontrados ao se navegar pelo rio Moldávia (em tcheco, Vltava), um dos mais importantes de seu país.

A produção artística de Smetana influenciou outros artistas, dentre eles, Antonín Dvořák (1841 – 1904), que também integra este concerto da Sinfônica, com a Sinfonia n.º 9 em Mi Menor 'do Novo Mundo'. Devido ao período em que residiu nos Estados Unidos, Dvořák traz em sua bagagem cultural ritmos tanto tchecos quanto americanos. Não à toa, interessou-se muito por estudar as músicas dos nativos americanos e também da população negra local, chamada de negro spirituals.

Esses aprendizados se transferem para Sinfonia n.º 9, a última das nove sinfonias que Antonín Dvořák compôs. Também é conhecida como 'do Novo Mundo' por ter sido escrita em um curto período em que o compositor morava em Nova York e em menção a como a América era chamada pelos europeus. A obra teve uma exitosa estreia em 1893, no Carnegie Hall, e segue como uma das mais executadas dentro do repertório sinfônico.

TEMPORADA 2022 A programação da Sinfônica começou, oficialmente, em março, com o concerto de abertura no dia 18. O público se fez presente nesta ocasião tão especial, preenchendo todos os lugares disponíveis no auditório do Mosteiro de Itaici. No repertório, como de costume, uma obra de Beethoven, com a Sinfonia n.º 4, e a abertura da ópera Don Giovanni, de Mozart. “O primeiro concerto do ano não se resume apenas ao início da temporada. Pelo contrário, é por meio desta apresentação que a Orquestra traz à tona os sentimentos e intenções que vão norteá-la ao longo de 2022. Desta vez, a proposta é refletir sobre este novo momento e, mais além, celebrar a vida”, explica o diretor artístico e maestro regente da Sinfônica, Paulo de Paula”.

COVID-19 Vale lembrar que, em conformidade com as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, o uso de máscaras em ambientes internos e externos passa a ser facultativo, porém, a Orquestra segue encorajando o uso para aqueles que assim desejem.

COMO ASSISTIR? Para conferir o concerto do dia 1º de abril (sexta-feira) basta apenas chegar com antecedência, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada. A apresentação é realizada pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O concerto será promovido no anfiteatro Rainha dos Apóstolos, que fica no Mosteiro de Itaici, situado à rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici — Indaiatuba (SP).

VÍDEOS
Concerto Erudito e Popular - clique aqui
Concerto O Brasil e o Mundo: Mozart e José Maurício - clique aqui

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Temporada 2022: Smetana e Dvořák
Data: 01/04
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Rainha dos Apóstolos - Mosteiro de Itaici - rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici, Indaiatuba (SP) - mapa aqui
Entrada gratuita e por ordem de chegada

Sobre a AMOJI

A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.

Site www.orquestradeindaiatuba.org.br l Instagram orquestrasinfonicadeindaiatuba I Facebook orquestraindaiatuba




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login