Estação Cultura recebe pela primeira vez o Festival de Acarajé

Por Roberto 05/04/2022 - 13:25 hs

Estação Cultura recebe pela primeira vez o Festival de Acarajé
Festival do Acarajé em Campinas


A gastronomia baiana ganha destaque durante o Mercado Místico

 
Pela primeira vez em Campinas, a Estação Cultura será palco do Festival do Acarajé nos dias 9 e 10 de abril, durante o Mercado Místico que funciona, das 10h às 20h, nos dois dias. Considerado um patrimônio imaterial da Bahia e patrimônio cultural brasileiro esse bolinho feito com feijão fradinho frito em azeite de dendê, pode ser recheado com camarão, vatapá, caruru, e a opção vegetariana sem o camarão. O evento traz opções para mergulhar no universo do acarajé desde o acarajé tradicional ou acarajé no prato, porções de mini acarajé, a barca de acarajé tamanho família e claro, para quem quiser levar para casa, terá o kit viagem de acarajé.
 
“O Festival do Acarajé oferece uma imersão na cultura brasileira resgatando tradições importantíssimas que passam pelo modo de preparo, a roupa das baianas composta por turbantes, colares de conta que simbolizam as intenções religiosas. Além do sabor inigualável é também uma forma de se aprofundar nas nossas raízes. Já tivemos essa experiência em São Paulo e foi muito bonita. Para nós da Art Shine é uma honra promover esse festival gastronômico”, destaca Márcio Carneiro Alvarez, idealizador do Mercado Místico e do Festival de Acarajé.
 
O Festival reúne baianas que hoje residem em Campinas e São Paulo, que trouxeram um pouco da cultura para o sudeste do país e mostram o que é que a baiana tem! Quem ama acarajé vai se deliciar, e para quem ainda não experimentou, é uma ótima oportunidade. Os pratos variam de R$ 22,00 a R$ 70,00.


 
E para agradar aos mais variados gostos, o evento conta também com outras opções de comida baiana como o Xinxim de Galinha
(frango cozido no molho de castanha de caju, amendoim, leite de coco e azeite de dendê acompanha arroz e farofa), baião de dois, porção de camarão, bobó de camarão, cuscuz paulista, moqueca de peixe com camarão, cuscuz de tapioca, e ainda outras opções de cardápio como pastel, porções de batatas, espetinhos de churrasco, comida oriental, crepes, costela, hambúrguer, churros, bolos no pote,  entre outras opções.
 
Festival gastronômico ocorre junto com o Mercado Místico
 
O Mercado Místico já se tornou tradição e referência em Campinas. O espaço reúne famílias, amigos, boa gastronomia, shows, danças, palestras e vivências. Além disso dá para levar para casa ou presentear com produtos bem diferenciados, personalizados e exclusivos. 
 
Durante o Mercado Místico o público terá a oportunidade de participar gratuitamente de 21 palestras e vivências, haverá ainda 26 apresentações artísticas, além da presença de 18 oraculistas especializados em baralho cigano, vidas passadas, fotomancia, bola de cristal, leitura de mão, mapa cromoterápico, tarot, oráculo das conchas, búzios, numerologia, mesa quantiônica, radiestesia, runas, energização dos chakras, borra de café, dentre outros. 
 
Também estarão presentes 60 expositores dos mais diferentes segmentos esotérico, místico e holístico. Dentre as opções estão mandalas, orgonites, cristais, filtro dos sonhos, sino dos ventos, incensos e incensários, aromatizadores de ambientes, velas, sais, sabonetes fitoterápicos, perfumes, bijuterias e acessórios, espelhos, travesseiro para olhos, varinhas, esculturas de paredes de pedras naturais, cosméticos veganos, óleos corporais, ervas, chás, artigos egípcios, artesanato indígena, japamalas, tarô, livros, argila medicinal, além de roupas ciganas e indianas, luminárias, perfumes, livros, entre outros.
 
Serviço:
Mercado Místico e Festival do Acarajé
Quando: 9 e 10 de abril - Horário: das 10h às 20h
Onde: Estação Cultura Campinas 
Praça Marechal Floriano Peixoto s/n, Vila Rialo
Realização: Art Shine Promoções e Eventos
Quanto: Entrada Gratuita
Evento Petfriendly
Estacionamento Gratuito (1000 vagas): R. Francisco Teodoro, 1050 - Vila Industrial
Apoio: Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.