Seja bem-vindo
Santa Bárbara,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Santa Bárbara d’Oeste recebe projeto que propõe um mergulho na cultura do pião

Redação
Santa Bárbara d’Oeste recebe projeto que propõe um mergulho na cultura do pião Vivência de pião e espetáculo circense neste sábado no CEU das Artes


Programação artística do Projeto Nutar, realizada no sábado (18/5), a partir das 14h, no CEU das Artes Ariovaldo Inácio (Vardão), conta com vivência de pião e espetáculo circense.
A entrada é franca.


Você já jogou pião? Teve uma infância brincando na rua com os amigos do bairro? Então, sabe como é divertido, não é mesmo?! Que tal convidar a sua criança interior para brincar e levar toda a família para uma tarde de diversão e criação de novas memórias?  É justamente isso que promete a circulação Nutar: Um Giro entre territórios, culturas e memórias, do grupo paulista Projeto Nutar. Em Santa Bárbara d’Oeste (SP), o sábado (18/5) será dedicado à tradição milenar desse importante objeto com participação do Projeto Nutar, a partir das 14h, no CEU das Artes Ariovaldo Inácio (Vardão). A entrada é franca.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativas e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Ambas as atividades são acessíveis em Libras e para pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida.

A jornada começa às 14h, na quadra, com a Vivência de Pião, momento em que crianças e adultos aprendem e praticam diversos truques com piões, resultando na dobradinha: interação familiar e diversão. Quem guia os participantes é o trio de artistas do Projeto Nutar:  Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini. Apresentado ao Minimuseu do Pião, com piões de diferentes países, o público descobre formas distintas de brincar e jogar, além de conhecer um pouco da história deste objeto, que data de 4 mil anos a.C., e suas diferentes relações culturais.

Essa vivência traz a oportunidade do público se aprofundar nas possibilidades do pião e experimentar na prática as movimentações. Não é preciso ter o objeto! Cada participante recebe um pião para testar suas habilidades e ganha dicas de truques, técnicas e possibilidades de jogos. Os participantes são também apresentados a piões com rolamentos e outras tecnologias que favorecem o desempenho e a realização de truques específicos. “Eu sou malabarista há 17 anos e o pião voltou à minha vida quando comecei a fazer circo, mas dei a sorte de crescer num bairro onde as crianças brincavam bastante, tive esse contato com o pião e as brincadeiras de rua desde pequeno”, lembra Emerson.

E a diversão não para por aí: às 16h30, o auditório do CEU Vardão se transforma em um espaço vibrante com o espetáculo circense Nutar: Girando pelo fio do tempo, que conduz o público a uma viagem por meio da história e das possibilidades do pião, combinando elementos de circo, cultura popular e música em uma narrativa envolvente que desafia a gravidade e captura a imaginação. Matias comenta sobre os desejos do grupo: “o que a gente quer levar para o espetáculo é a beleza, a poesia, o ritmo e o movimento do pião!”.

E qual a trama do espetáculo? Equilibrando-se pelo fio do tempo, três amigos se enrolam, dançam e brincam enquanto viajam pela história do pião. Lançados numa espiral de ritmos e culturas que atravessam gerações, se redescobrem na simplicidade do objeto. Quando a dança acaba e o equilíbrio cessa, basta enrolar, lançar e acreditar que tudo volta a girar. “Queremos trazer um tempo mais presente, menos digitalizado, mais manual e mais simples, como as brincadeiras de antes, destaca Valentín.

Ficha Técnica

Intérpretes criadores: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini

Provocação em Palhaçaria/Arte de rua: Fran Marinho

Provocação em Cultura Popular: Cibele Mateus

Provocação em Circo Contemporâneo: Otávio Fantinato e Tássio Folli

Provocação em técnicas de pião: Gerardo Montero

Coreografia: Josefina Maria Silva Escobar

Consultoria em Acessibilidade: Ariadne Antico

Trilha Sonora: Danielle Siqueira e Danilo Rodrigues

Figurino: Alicia Arteaga

Cenografia: Junior Eliseo e Valentin Flamini

Design e Audiovisual: Tato Sanches | CircoLab

Fotografia: Tato Sanches

Produção Executiva: Janaína Amaral e Tato Sanches | CircoLab

 

O grupo

Formado em 2019 por um trio de experientes artistas circenses latino-americanos: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini, que tem como fio condutor e ponto de partida o pião como objeto artístico e poético, o grupo Projeto Nutar atua pelo viés da relação íntima do palhaço com o público e por meio da mescla entre a arte circense contemporânea, a manipulação de objetos e a cultura popular, aliadas à magia e a poesia do pião, propondo-se a resgatar as possibilidades e potências da memória afetiva e das relações humanas.

 

Saiba Mais

O quê: Nutar: Um Giro entre Territórios, Culturas e Memórias, do grupo Projeto Nutar
Quando:
 Sábado (18/5), a partir das 14h
Onde:
 CEU das Artes Ariovaldo Inácio | Vardão (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, em Santa Bárbara d'Oeste/SP)
Quanto: Grátis | Sujeito à lotação
Informações: @projetonutar
Importante: ambas as atividades do Projeto Nutar são acessíveis em Libras e o espaço dispõe de acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas e/ou mobilidade reduzida.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.