Americana já aplicou mais de 17 mil doses de vacina contra a gripe

Desde o início da vacinação contra a gripe, em 2 de abril, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, já aplicou 17.847 doses do imunizante nos públicos prioritários. A medida reforça o compromisso do município com a prevenção das doenças respiratórias.
A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas UBSs da Praia Azul e do São Vito, o atendimento se estende até as 20h.
Neste ano, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a Influenza ao calendário vacinal regular. Com isso, a vacinação deixa de ser restrita a campanhas sazonais e passa a estar disponível durante todo o ano para os grupos prioritários.
“A gripe não é uma doença leve para todos. Estamos em um momento estratégico para garantir a proteção antes da chegada do inverno, quando as complicações se agravam. A vacina está disponível em nossas unidades e é essencial que cada cidadão faça a sua parte”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“Nosso esforço é contínuo para ampliar a cobertura. A vacina é uma barreira fundamental contra casos graves e óbitos, principalmente entre os mais vulneráveis”, reforçou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
“Estamos com toda a rede preparada para atender com qualidade e agilidade. Vacinar-se é um gesto de cuidado com a própria saúde e com a coletividade”, acrescentou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
Grupos prioritários:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Idosos a partir de 60 anos
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da educação
- Integrantes das forças de segurança e das Forças Armadas
- Caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo e portuários
- Funcionários dos Correios
- População privada de liberdade e seus cuidadores
- Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
- Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades (doenças crônicas e imunossupressoras)
Documentos
Para receber a dose da vacina, é necessário apresentar documento com foto e CPF ou Cartão SUS. Crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis, com a caderneta de vacinação. Trabalhadores e pessoas com comorbidades devem apresentar comprovação da ocupação ou da condição de saúde.
COMENTÁRIOS