Seja bem-vindo
Santa Bárbara,21/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Plantio simbólico de ipê-amarelo e novo Guia Municipal de Arborização marcam a celebração do Dia da Árvore em Santa Bárbara

Redação/Prefeitura de SBO
Plantio simbólico de ipê-amarelo e novo Guia Municipal de Arborização marcam a celebração do Dia da Árvore em Santa Bárbara Prefeito Rafael Piovezan, vice-prefeito Felipe Sanches e secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro realizam plantio em alusão ao Dia da Árvore

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, foi lembrado em Santa Bárbara d’Oeste com o plantio simbólico de um ipê-amarelo em frente ao Paço Municipal, realizado pelo prefeito Rafael Piovezan, pelo vice-prefeito Felipe Sanches, pelo secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro, e por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Árvore símbolo do Município, o ipê-amarelo é uma das espécies presentes na arborização urbana barbarense e que consta, inclusive, no Guia Municipal de Arborização Urbana, disponibilizado aos cidadãos no site oficial do Município.

O guia traz orientações diversas sobre o tema, como as espécies indicadas e proibidas para plantio e especificações técnicas sobre como as árvores devem ser plantadas. A criação do guia, publicado após decreto do prefeito Rafael Piovezan, é parte da regulamentação da Lei Municipal 4.540/2023, que trata das diretrizes para gestão e manejo da arborização urbana e de áreas verdes no município. O manual é uma das medidas tomadas para promover a melhoria das condições ambientais e climáticas não apenas no município, mas na região. 

“Celebramos o Dia da Árvore com um plantio simbólico, que significa muito mais do que uma simples ação. Este plantio se soma ao amplo trabalho realizado pela Prefeitura no cuidado com o Meio Ambiente, sustentabilidade e na expansão do número de árvores em nossa cidade. Para se ter uma noção já plantamos mais de 150 mil árvores nos últimos 10 anos e a nossa projeção é chegarmos a 250 mil mudas nos próximos anos. De forma muito especial, disponibilizamos ao cidadão o Guia de Arborização Urbana. É no presente que, juntos, plantamos o futuro de Santa Bárbara d'Oeste”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

“Nosso objetivo é incentivar e orientar a implantação de uma arborização urbana adequada e eficiente, algo que é parte da estratégia de enfrentamento às alterações climáticas nas áreas urbanas. A arborização é fundamental para a redução dos efeitos das chamadas ‘ilhas de calor’ nos municípios”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro.

Quais espécies plantar?

Dentre as orientações do guia estão as indicações de quais espécies de árvores plantar. O documento aponta dezenas de exemplos de espécies de pequeno porte (até 6 metros de altura média), médio porte (entre 6 e 12 metros) e grande porte (acima de 12 metros) e indica, inclusive, quais são as mais adequadas para diferentes larguras de calçadas.

O guia apresenta também critérios para projetos de arborização em lotes em processo de urbanização e em empreendimentos nas áreas de expansão do município. E destaca ainda árvores que são consideradas proibidas ou indesejadas devido a diversas questões, como porte inadequado ou pelo fato de serem espécies invasoras.

O manual também trata da poda e extração de árvores na área urbana, inclusive, com ilustrações e descrições sobre como os cortes devem ser feitos. As podas devem ser realizadas por profissionais habilitados e credenciados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e com utilização de equipamento adequado e licenciado.

Santa Bárbara investe no plantio

O plantio de árvores é uma das principais políticas ambientais adotadas pela Administração Municipal nos últimos anos. Faz parte, por exemplo, da revitalização de áreas de bem-estar e lazer, como o Parque das Paineiras, inaugurado neste mês e com o plantio de 3 mil mudas, e de ações como o CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara), que mantém um viveiro, oferece oficinas de plantio de sementes e faz doação de mudas nativas.

O Município também conta com um programa cuja meta é o plantio de 250 mil mudas de árvores nos próximos anos - na área urbana, em áreas de matas ciliares das represas Areia Branca, São Luiz, de Cillo e em áreas de nascentes. Nos últimos anos mais de 155 mil mudas foram plantadas.


Em Santa Bárbara d’Oeste, espécies como ligustro, figueiras, canelinha e sete-copas (ou chapéu-de-sol) estão entre as mais comuns plantadas nos bairros do município. Nos últimos anos, elas têm sido substituídas por espécies mais adequadas, como quaresmeiras, resedás e ipês.

Cidade mais arborizada e referência na RMC

Santa Bárbara d'Oeste é o município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior percentual de domicílios com árvores no entorno. Os dados são do Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em abril.

De acordo com o Censo, 94,86% dos domicílios particulares e ocupados em Santa Bárbara tinham ao menos uma árvore no entorno na época da pesquisa. O percentual equivale a 62.290 domicílios.

Entre as 20 cidades da RMC, apenas outras quatro possuem índice acima dos 90%. O percentual de Santa Bárbara também é maior do que o registrado no Estado (74,93%), no Brasil (66,56%) e em todas as capitais nacionais.

O município ainda é responsável por coordenar o Grupo de Trabalho de Arborização Urbana do Programa Reconecta RMC, vinculado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.