Seja bem vindo
Santa Bárbara,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Santão da Usina é reconduzido para o Caminho dos Flamboyants


Santão da Usina é reconduzido para o Caminho dos Flamboyants Imagem volta ao antigo local na véspera da Festa da Negadinha

Após passar por manutenção, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste instalou nesta sexta-feira (23) o Santão da Usina Santa Bárbara ao seu local de origem: o Caminho dos Flamboyants. O monumento deixa a frente da capela da Usina e volta ao espaço que anteriormente era a estrada que ligava a cidade com a Usina, em área hoje localizada no Residencial Dona Margarida, de onde não devia ter sido retirado.




Segundo o prefeito Denis Andia a mudança valoriza a história de Santa Bárbara d’Oeste e de seus monumentos, a tradição, a cultura e o folclore. “Tomamos a decisão de fazer esse resgate histórico devido aos pedidos da população. Consultamos o Codepasbo e também a Associação dos ex-moradores da Usina que aprovaram essa mudança, uma grande homenagem às pessoas que fazem parte da história da nossa cidade”, comentou Denis. 




O prefeito contou sobre as peculiaridades e valor histórico do monumento. “Tem uma porção de fé envolvida nisso tudo. Tinha gente que lavava o Santão quando precisava chover, chegavam tarde a sua casa e só sentiam o aconchego do retorno à Usina quando passava por ele e muitas outras histórias que passamos a conhecer conversando com as pessoas”, disse. “É um presente que fazemos com todo coração, não só para as famílias que moraram na Usina, mas para todas da nossa cidade e as que vieram de outras para morar aqui. Que Deus continue abençoando todos que buscaram nesse pedacinho de Brasil e do Mundo chamado Santa Bárbara d’Oeste a esperança e o sonho de dias melhores para si e para sua família”, finalizou Denis.




Importada da França pela Família Alves, a imagem do Cristo Redentor foi inaugurada em 1930, em Missa Campal. Com o passar dos anos, a imagem no “Caminho dos Flamboyants” ficou conhecida como “Santão da Usina”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login