Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Empresas do setor do café discutem sobre logística reversa


Empresas do setor do café discutem sobre logística reversa Café Morro Grande sedia reunião sobre logística reversa

 


Café Morro Grande sediou reunião setorial sobre soluções para reciclagem de embalagens


 


A sustentabilidade exige atitudes responsáveis de cada um de nós. Empresas e indivíduos precisam aumentar a conscientização sobre a necessidade de reciclar ou reutilizar visando melhorar a qualidade de vida no mundo. Com este objetivo, representantes do setor se reuniram na sede do Café Morro Grande, na semana passada, para discussão sobre aPolítica Nacional de Resíduos Sólidos  e Logística Reversa (LR). A reunião foi organizada pela diretoria do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafesp), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para apresentação do programa desenvolvido por esta entidade e a Secretaria do Meio Ambiente (SMA).


 


A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei Federal de 2010 - Lei 12305 - que trata de responsabilidade compartilhada e a Logística Reversa de Embalagens em Geral. Um dos mecanismos dessa responsabilidade conjunta está relacionado ao setor privado, onde as empresas devem se preocupar com a destinação correta das embalagens de seus produtos após o uso pelo consumidor.


 


No caso da indústria de café, a lei determina que as medidas devem contemplar os produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas e de vidro e as demais embalagens utilizadas na comercialização, considerando o grau e a extensão do impacto dos resíduos gerados à saúde pública e ao meio ambiente.


 


Sempre que existe um tema de relevância como este, o Sindicafesp e Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) desenvolvem e coordenam atividades de suporte aos associados. Além disso, as duas entidades são interlocutoras da Indústria de café junto aos órgãos governamentais, federação das indústrias e outras associações.


 


No caso específico da Logística Reversa, Sindicafesp e Abic estão realizando diversas reuniões com os associados para dar suporte e esclarecer dúvidas, com destaque para o atendimento às novas exigências e condicionantes para a Liberação da Licença de Operação junto à Cetesb no Estado de São Paulo.


 


PARTICIPANTES




A reunião contou com Lia Hofling, diretora de marketing, Sidney Fernandes, diretor comercialVagner Milani, diretor industrial e Leidiliz G. Lima Gatti, diretora executiva do Café Morro Grande; Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic); Paula Tavares, consultora do Sindicafesp, Fábio Sato, diretor de Novos Negócios no Selo Eureciclo, e Fernando Rodrigues, analista ambiental da Fiesp.


 


CAFÉ MORRO GRANDE É PIONEIRO




Apesar da recente implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos  e Logística Reversa (LR), o Café Morro Grande é pioneiro ao iniciar, há mais de 30 anos, a reciclagem das suas embalagens por meio de uma loja instalada no centro de Piracicaba.


 


Com o programa de trocas, carinhosamente chamado de “Lojinha de trocas” do Café Morro Grande, a empresa reforça a valorização da fidelidade de seus clientes e a preocupação em amenizar os impactos ambientais. Potes plásticos, baldes, bacias, pratos, copos, canecas, talheres e xícaras estão entre os itens que são trocados pelas embalagens. Os clientes que evitam o descarte inapropriado desempenham a importante função de recicladores, uma vez que reservam o material, evitando seu descarte em aterros sanitários.


 


As embalagens arrecadadas são encaminhadas para a empresa Ecoway Sistema de Reciclagem, sediada em Itupeva (SP). Desde 2009, o procedimento transforma os resíduos, em produtos como forros, divisórias, placas e tapumes revestidos em poliéster. A escolha da empresa não foi por acaso. A Ecoway apresenta um sistema eficiente e desenvolvido especificamente para a reciclagem de resíduos industriais de embalagens laminadas com polietileno – material usado na confecção das embalagens de café e que apresenta difícil reuso.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login