Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Contra dengue, Saúde de Nova Odessa intensifica ação nas casas


Contra dengue, Saúde de Nova Odessa intensifica ação nas casas Mutirão de combate à dengue em Nova Odessa

 


A Prefeitura de Nova Odessa através da Secretaria de Saúde, vai intensificar ainda mais as ações contra a dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em toda a cidade. O trabalho começou pelo Jardim São Francisco e vai se estender por toda cidade a partir daquela região. O município registrou apenas quatro casos este ano e com a chegada do período chuvoso os cuidados devem ser redobrados. Nos próximos dias, agentes de saúde e de endemias farão visitas “casa a casa” para orientar os moradores a eliminar possíveis criadouros.




De acordo com a veterinária Paula Faciulli, responsável pelo setor de Zoonoses, além da orientação, a equipe também vai fazer a coleta de materiais inservíveis (que não são mais utilizados) e que podem virar criadouro para o mosquito transmissor. O objetivo dos trabalhos é fazer a retirada de materiais como, por exemplo, latas, potes, panelas, pneus, garrafas e tudo o que pode acumular água de chuva. “Precisamos ficar em alerta também para os menores recipientes possíveis que possam acumular água parada e limpa, pois até mesmo uma tampa de garrafa pet pode acumular o suficiente para fazer a larva de um mosquito sair do ovo”, explicou Paula.




Além disso, a veterinária também fez um importante alerta sobre a conservação dos ovos do mosquito que são depositados em locais secos. “Os ovos podem sobreviver até um ano em local seco e leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta quando em água parada e limpa”, acrescentou. “Orientamos que a população fique atenta no combate ao mosquito transmissor dessas doenças diariamente. Durante todo o ano realizamos ações preventivas, mas o trabalho deve ser feito em conjunto aos moradores. Principalmente no interior das casas. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada, pois a missão de acabar com a dengue também é da população”, completou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.




Para esta ação, os agentes de Saúde foram devidamente capacitados para entrar nas casas para verificar os imóveis e identificar criadouros. Os moradores que não estiverem em suas residências, mas posteriormente constatarem o aviso de passagem deixado pelo servidor, devem entrar em contato com a equipe para que o agente retorne em sua casa e realize o trabalho de eliminação de possíveis criadouros. Os munícipes que identificarem possíveis criadouros em terrenos também devem comunicar o setor de Zoonoses da prefeitura, pessoalmente ou através do telefone 3466-5442.




CENSO


 


Na oportunidade, os agentes de saúde irão aproveitar as visitas para fazer um novo censo animal na cidade. “Isso será de suma importância para os trabalhos de prevenção, orientação e controle da população animal uma vez que o último censo foi realizado em 2010”, analisou a veterinária. O censo detalhará exatamente quantos gatos e cachorros existem na cidade para atualização dos cadastros no Setor de Zoonoses”, disse a veterinária Paula.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login