Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Sumaré realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra


Câmara de Sumaré realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra Solenidade do Dia da Consciência Negra realizada no ano passado

 


No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Câmara Municipal realiza Sessão Solene para entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares às pessoas que tenham se destacado em trabalhos voltados à população negra e afrodescendentes de Sumaré.




Além dos vereadores, qualquer cidadão pode indicar à Mesa Diretora as pessoas a serem homenageadas com antecedência de 15 dias da data da solenidade. Neste ano de 2018 são seis homenageados na sessão solene que é aberta ao público e será realizada a partir das 09 horas da manhã desta terça-feira, no plenário da Câmara Municipal.




O Vereador Willian Souza indicou homenagem a Sheila de Souza. Ela Chegou a Sumaré em 1990, onde mantém residência no Jardim Nova Terra desde então. Em junho de 2013, fundou a Tenda de Umbanda Mãe Severina e Caboclo Pena Verde, onde desenvolve diversos trabalhos junto à comunidade negra de Sumaré, como Campanha do Agasalho, Frio Sem Fome, Campanha Anual do Alimento e Política do Terreiro, sendo neste último, oportunidade para esclarecer os direitos e deveres de cada cidadão.




Em janeiro de 2014, colaborou na fundação do Saravaxé - Amigos da Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, grupo formado por religiosos e entidades culturais de matrizes afro-brasileiras. No mês seguinte, participou da organização do 1º Encontro de Jovens de Terreiro de Campinas e Região.




Em parceria com o Pai Joãozinho Galerani, tem papel importante nas ações desenvolvidas na ARMAC (Associação Religiosa de Matriz Africana de Campinas e Região), fortalecendo as religiões de matriz africana da Região Metropolitana e propagando a cultura de raízes africanas em eventos e atividades sociais.




Com sua experiência, também colaborou na criação da AMAS (Associação de Matriz Africana de Sumaré) e na organização da 1ª Festa da Cultura Afro-Brasileira, evento de caráter ecumênico e cultural realizado na frente da Câmara Municipal de Sumaré. Atualmente é presidenta da Associação de Moradores do Jardim Minesota, Jardim Nova Terra, Jardim São Gerônimo e Vila Diva.




O engenheiro agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida indicou homenagem para Alexsandro de Castro. Morador do bairro Pq. Vereador Euclides Miranda, é graduado pela UNOPEC em administração com ênfase em comércio exterior e pós-graduado em Gestão de Negócios e Pessoas. Faz parte da 3º geração de Umbandista na família, tendo herdado o Centro da tenda Umbanda baino das setes mironga, dando continuidade a linhagem dos avós maternos. Atualmente é proprietário da loja de artigos religiosos Esú Odara. Através do seu Centro, participa de ações sociais ajudando sempre os mais necessitados. Defensor das causas negras, implementa a capoeira e pretende, num futuro próximo, ampliar o seu centro para proporcionar atendimento a muito mais pessoas.




O engenheiro agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida indicou homenagem a Osvaldo Xavier Santana que é um dos poucos defensores da Música Negra no Brasil.  Foi metalúrgico, militando no sindicato da categoria. Atualmente se encontra aposentado. Participa do coral “A voz da maturidade”, onde destaca-se na interpretação da música Uirapuru de Nilo Amaro e seus cantores de Ébano.




O engenheiro agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida indicou homenagem a Iolanda Sheila Simão dos Santos Góes. Funcionária pública há 13 anos em Sumaré, concursada no cargo de agente comunitário de saúde, realiza um trabalho que exige muita dedicação, confiança e respeito com o próximo, sendo por isso muita estimada por todos que precisam dos seus préstimos, dignificando a etnia que pertence. Mora atualmente no Jardim Nova Terra, região do Matão.




O engenheiro agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida indicou homenagem a Keli Cristina de Sales Silvério Rodrigues. Formada em Psicologia na UNIP de Campinas e Pós-Graduada em Terapia Comunitária Integrativa, ela trabalhou na Escola Municipal de Educação Especial Professora Mariana Marques e na APAE de São Sebastião do Paraiso – MG. Trabalhou na Prefeitura de Arce burgo – MG no núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF. E trabalhou na Prefeitura de Sumaré como Psicóloga Social no CRAS do Jd. Basilicata de maio de 2015 até a presente data. Atualmente participa do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Sumaré.




O Vereador Ulisses Nunes Gomes indicou homenagem a Alfredo Alves Santana. Com 88 anos de idade, o morador do Assentamento II, no final da década 1.970 e começo da década de 1.980 decidiu entrar no Movimento Sem Terra em busca de um pedaço de chão para assentar a vida e sua família. Em 1985, conquistou sua terra, onde mora até hoje. Alfredo passou para os filhos a responsabilidade por cuidar da maior parte da lida na roça, mesmo assim ele faz questão de dizer que, embora o ritmo não seja o mesmo, ainda continua com sua pequena plantação nos fundos de sua aconchegante casa.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login