Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa imuniza 3.198 pacientes durante o Dia D


Nova Odessa imuniza 3.198 pacientes durante o Dia D 3.198 pessoas foram vacinadas em Nova Odessa

 


Campanha de Vacinação contra a Gripe segue nas cinco UBSs de Nova Odessa; imunização dos portadores de doenças crônicas será feita a partir do dia 09 de maio


 


A Secretaria de Saúde de Nova Odessa imunizou 3.198 pacientes que integram os grupos prioritários no último sábado, dia 30, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Chamado de “Dia D”, durante todo o sábado os postos de saúde estiveram abertos atendendo e orientando os moradores. Nesta segunda-feira, dia 02, a vacinação aconteceu normalmente nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A partir do dia 09, terá início a imunização dos portadores de doenças crônicas. A Campanha segue até o dia 20.


 


Secretário de Saúde de Nova Odessa, Sérgio Molina afirmou que apesar da grande procura dos pacientes pela vacina, não foram registrados problemas durante o primeiro dia da Campanha. “Já esperávamos um movimento mais intenso, até mesmo por conta dos casos que têm sido registrados na região relacionados à doença, mas o atendimento transcorreu normalmente”, disse.


 


Segundo Molina, todos os pacientes que integram os grupos prioritários que procuraram por vacinas no sábado foram atendidos. Nesta segunda-feira, dia 02, as doses restantes foram redistribuídas aos postos de saúde e a expectativa é que na terça-feira (dia 03), a Secretaria receba nova remessa.


 


Balanço da Vigilância Epidemiológica apontou que Nova Odessa imunizou no último sábado 3.198 pacientes, o equivalente a 32,20% do total a ser vacinado. O maior fluxo foi registrado na UBS 2, no São Jorge, onde foram vacinadas 846 pessoas.


 


No município foram vacinadas 1.325 crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, 109 profissionais da saúde, 136 gestantes, 27 puérperas e 1.601 idosos.


 


VACINAS - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está sendo realizada em etapas. No sábado teve início imunização das crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde. No dia 09, inicia vacinação dos portadores de doenças crônicas.


 


A vacina da gripe que será aplicada durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B.


 


 


O secretário destacou que apenas pacientes que se encaixam nos grupos prioritários serão vacinados. “Quem estiver fora do grupo e quiser receber a vacina deve procurar a rede particular”, orientou.


 


CASOS – A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa registrou este ano 10 notificações de H1N1 no município. Destes casos, um já foi descartado e são aguardados os resultados dos demais.


 


Molina destacou que, mesmo sem a confirmação, ao dar entrada na rede pública de saúde com suspeita da doença o paciente recebe todo tratamento adequado. “Fazemos a notificação e encaminhamos para análise no laboratório, mas como o resultado muitas vezes demora, o paciente já recebe imediatamente o tratamento certo para combater a doença”, explicou.


 


O secretário afirmou ainda que tem cobrado o Instituto Adolfo Lutz, para onde os exames são encaminhados, para que agilize o envio dos resultados. “Estamos em contato direto com eles cobrando os resultados, que são importantes para direcionamento das ações na Secretaria”, resumiu.


 


 


 










CONFIRA AS ETAPAS DE VACINAÇÃO


 


1ª ETAPA: Entre 30 de abril e 20 de maio


* crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias


* gestantes


* puérperas (até 45 dias após o parto)


* profissionais da saúde


* pessoas a partir dos 60 anos


 


2ª ETAPA: A partir do dia 09 de maio


* portadores de doenças crônicas (são considerados doentes crônicos pessoas com: problemas cardíacos - hipertensão com comorbidade e insuficiência cardíaca -; respiratórios - asma, DPOC -; renal - renal crônico, hemodiálise -; hepático - hepatites crônicas, cirrose -; imunodeficientes congênitos; transplantados; obesos e portadores de problemas neurológicos (síndromes como o down e AVC). Vale ressaltar que portadores de doenças crônicas precisam levar uma prescrição médica para tomarem a vacina.



 


SERVIÇO


Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe


A imunização é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, nas cinco UBSs de Nova Odessa.


 


Confira os endereços dos postos de vacinação:


UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro


UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge


UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel


UBS 4: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco


UBS 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login