Pátio Limeira Shopping traz evento de incentivo à doação de leite humano

Por Roberto 16/05/2019 - 15:04 hs

Pátio Limeira Shopping traz evento de incentivo à doação de leite humano
Incentivo à doação do leite materno (Getty Images)

 

Ação marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano comemorado neste domingo

 

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio do Pátio Limeira Shopping, farão uma ação para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que é comemorado neste domingo, dia 19 de maio. O evento ocorrerá das 15h às 20h, e contará com uma roda de conversa sobre o tema "A importância da Doação de Leite Materno", às 16h. Durante o evento, haverá distribuição de material informativo e orientação às mães sobre a importância da amamentação.

A doação de leite materno é de vital importância para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora, basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.

O leite humano traz vários benefícios para a mãe e para o bebê. Para a mãe, diminui o risco de anemia pós-parto, de câncer de mama e de ovários. Para o bebê, protege contra infecções, auxilia no bom desenvolvimento, na dentição e na fala. Para ambos, a amamentação aumenta o vínculo e os laços afetivos.

Em Limeira, o Banco de Leite Humano (BLH) funciona na Santa Casa, na Av Antonio Ometto, 675 - Vila Cláudia, das 8h às 17h. O Banco de Leite é responsável por coletar, processar, controlar a qualidade e fazer a distribuição do leite. Atualmente, o BLH arrecada em média é 30 litros de leite por mês, quantidade insuficiente para atender à demanda na cidade, que gira em torno de 100 litros ao mês.

Informações sobre os procedimentos para coleta de leite materno podem ser obtidas pelo telefone 3446-6100 ou via WhatsApp 9 9778-4241. 

Sobre o Comitê

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável é vinculado à Secretaria de Saúde e foi criado a partir de um projeto de lei de autoria da vereadora Erika Tank. O objetivo é aumentar a taxa de aleitamento materno, e consequentemente, diminuir o índice de mortalidade e morbidade materno-infantil, bem como incentivar a ampliação da captação leite materno. Mais informações pelo e-mail: comite.aleitamento@limeira.sp.gov.br