Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vereadores discutem regulação de vagas de saúde em comissão do Parlamento


Vereadores discutem regulação de vagas de saúde em comissão do Parlamento Comissão de Saúde do Parlamento Metropolitano



Os vereadores Celso Ávila (PV), Edmilson Ignácio Rocha, o Dr. Edmilson (PPS), e Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), participaram, na manhã de hoje (24), da primeira reunião da Comissão Permanente de Saúde do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), promovida em Santo Antônio de Posse.


O objetivo da reunião foi definir os temas que devem nortear as ações da equipe de trabalho nos próximos meses. O principal tema abordado foi a Central de Regulação de Ofertas de Serviços da Saúde (CROSS), além de outras demandas importantes aos municípios como medicamentos de alto custo e judicialização da medicina pública.


“Sabemos que os problemas enfrentados pelas cidades não são diferentes quando o assunto é saúde. O nosso objetivo é unir esforços para que possamos atender melhor a população, estamos focados nisso e vamos ter muito trabalho pela frente”, comentou o vereador Celso Ávila (PV), escolhido coordenador da Comissão Permanente de Saúde do Parlamento.


O parlamentar ressalta que a Central de Regulação de Ofertas de Serviços da Saúde Regional (CROSS) deveria estar funcionando na cidade de Campinas desde o final do ano passado, sendo que a implantação do primeiro núcleo regional atenderia 42 municípios da DRS VII (Diretoria Regional de Saúde VII) que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise. A regulação continua sendo feita via São Paulo.


Para Dr. Edmilson (PPS), que também compõe a Comissão Permanente de Saúde, todos os participantes estão focados e buscando não só alternativas como soluções para os municípios que dependem dos serviços prestados pelo Estado.


Para a unidade descentralizada em Campinas, o Estado investiu R$ 838,6 mil para adequações estruturais. Segundo o entendimento do vereador Jesus Vendedor (DEM), somente com a união dos municípios será possível ter uma saúde mais forte e que ofereça  melhores serviços a população.


A Cross tem um sistema online que busca vaga disponível em várias unidades (e não somente em estaduais) na região onde o paciente mora e, se necessário, em todo o Estado.


Nos próximos dias, a Comissão Permanente de Saúde do Parlamento deverá marcar uma reunião com Mirela Povinelli, diretora do DRS VII, para tratar da regionalização da vaga Cross entre outros assuntos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login