Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lixos e entulhos em redes de esgoto podem causar transtornos e danos à saúde


Lixos e entulhos em redes de esgoto podem causar transtornos e danos à saúde Lixo e entulho na rede de esgoto causam transtorno e pode afetar a saúde

 

A manutenção em uma rede de esgoto realizada no início deste ano por uma equipe do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste resultou na retirada de uma quantidade de lixo e entulhos de dentro de um dos poços de visita (PV) instalado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Semanas antes, esta mesma equipe retirou fraldas e tecidos de um PV no Jardim Alfa. Em casos anteriores, até restos de materiais de construção já foram encontrados em PVs. Irregularidades que alteram os serviços de coleta e afastamento de esgoto de uma região e afetam a saúde pública.

 

Os descartes irregulares nas redes de esgoto são ocorrências desagradáveis que trazem transtornos e prejuízos tanto a população quanto ao Departamento, com danos nas tubulações, vazamentos e o possível retorno desse efluente entupido para dentro das residências. Situações que acabam colocando em risco a saúde de pessoas e animais. No caso das residências, a caixa de inspeção instalada na calçada é um item importante para facilitar manutenções e evitar o retorno do esgoto – baixar modelo padrão no site do DAE: daesbo.sp.gov.br, no menu Serviços/Ligação de Água.

 

O uso correto da rede de esgoto implica em não jogar lixo e entulho nos vasos sanitários, ralos dos banheiros e ralos das pias e tanques de lavar roupas. As águas da chuva e da limpeza do quintal ligadas na rede de esgoto do imóvel também é uma prática irregular. Fiscais do DAE atuam no sentido de coibir tal irregularidade, orientando os moradores e notificando o imóvel, caso o proprietário não atenda o prazo de regularização, o imóvel é multado.

 

Lixos e entulhos descartados diretamente nos poços de visita nas ruas configura crime - danos ao patrimônio público - e se flagrado a pessoa poderá responder judicialmente. Para uma denúncia de descarte irregular na rede de esgoto, em um PV, ou uma solicitação de reparo de vazamento na rua ou calçada, os telefones do DAE são 0800-770-3459 ou 3459-5910.

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login