Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Sumaré vota criação de memorial em homenagem às vítimas da Covid-19


Câmara de Sumaré vota criação de memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 Câmara de Sumaré


Ideia proposta pelo vereador Valdir de Oliveira será apreciada na sessão da próxima terça-feira (24); já o vereador Ulisses Gomes propõe a criação de um dia em memória às pessoas faleceram vítimas da pandemia

Dois projetos de lei que serão votados pela Câmara Municipal de Sumaré prestam homenagens às vítimas da Covid-19 no município. Um deles institui um dia em memória às pessoas que faleceram em decorrência da pandemia e o outro cria um memorial em homenagem aos mortos. Os projetos serão votados durante a 17ª sessão ordinária do ano, na próxima terça-feira (24). A sessão será transmitida, a partir das 15h, pelo canal da Câmara no YouTube.


O PL nº 59/2021, de autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), institui o 23 de março como “Dia em memória às pessoas que faleceram vítimas da Covid-19 no município de Sumaré”. Se o projeto for aprovado, a data deve constar no calendário oficial de eventos do município. “Esta propositura tem o objetivo de prestar relevante homenagem aos cidadãos que faleceram vitimados pela Covid-19 no município de Sumaré, onde este inimigo invisível trouxe, além do medo, tensão e isolamento à população sumareense, um rastro doloroso de lembranças”, justifica Ulisses.

Já o PL nº 97/2021, proposto pelo vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), cria um memorial em homenagem aos mortos em decorrência da Covid-19 em Sumaré. O memorial deverá ser instalado em local a escolha do Poder Executivo e deverá trazer nome, foto e datas de nascimento e óbito das vítimas. Além do memorial físico, deverá ser criado um memorial virtual, nos mesmos termos.


“A matéria que trata da criação de memorial em reverência a todas as vítimas do novo coronavírus tem como objetivo fazer uma homenagem individual para cada vítima da Covid-19 em nosso município, disponibilizando um local para que as famílias e amigos que não puderam se despedir dos seus entes de forma plena e com respeito ao tempo necessário, por meio das cerimônias de despedidas, possam prestar a merecida homenagem a esses sumareenses”, explica Valdir.

“O memorial será um espaço de acolhida, reencontro, reflexão e cerimônias para abrigar o luto tardio, silenciado e sufocado. As pessoas serão homenageadas a partir da edição de decreto municipal, que deverá conter os nomes das vítimas da Covid-19 e dos profissionais envolvidos no combate à pandemia no Município de Sumaré”, completa o vereador.

ORDEM DO DIA

Ainda na 17ª sessão ordinária do ano, os vereadores discutem e votam, além de requerimentos e moções, outras oito proposituras.

Estará em pauta o PL nº 292/2021, de autoria dos vereadores Hélio Silva (Cidadania) e Andre da Farmácia (PSC), que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de serviços públicos a limpeza das faixas de servidão sob as redes e linhas de distribuição de energia elétrica, gás, linha da malha ferroviária, rodovias atuantes e oleoduto. Antes, os parlamentares votam a Emenda Aditiva nº 02 ao Projeto de Lei nº 292/2021, apresentada pelo vereador Sirineu Araújo (PL), que inclui o Parágrafo Único ao artigo 3º do projeto. Ambos voltam às discussões após pedido de vista requerido pelo vereador Hélio Silva.

Apoie o Região Hoje enviando um Pix de qualquer valor para chave CPF 038.784.708-19

Também retorna depois de pedido de vista, dessa vez, pelo vereador Alan Leal (Patriota), o PL nº 374/2021, apresentado pelo vereador Digão (União Brasil). A proposta institui o "Censo Inclusão" para a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Após pedido de vista do vereador Lucas Agostinho (União Brasil), torna à pauta o Substitutivo Total nº 1 ao Projeto de Lei nº 67/2022, do vereador Silvio Coltro (PL), que autoriza a Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente a realizar a venda de orquídeas produzidas no Orquidário do Município de Sumaré.

Serão discutidos também o PL nº 07/2022, apresentado pelo vereador João Maioral (PDT), que dispõe sobre a proibição de instalação de bombas de autosserviço nos postos de combustíveis; e o PL nº 131/2022, de autoria dos vereadores Willian Souza (PT), Andre Da Farmácia, Hélio Silva e Joel Cardoso (PSD), que dispõe sobre a juntada de documentos por advogado no processo administrativo no âmbito da Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

Encerra a Ordem do Dia, a votação dos Projetos de Decreto Legislativo nº 03/2022, do vereador Willian Souza, que confere o título de Cidadão Sumareense a Orisvaldo Dias; e nº 05/2022, do vereador Andre Da Farmácia, que confere Título de Cidadão sumareense a Gabriel Carrasco Casquel Júnior.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login