Seja bem-vindo
Santa Bárbara,09/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ministério da Cultura aprova projeto de restauro do Casarão do Salto Grande

Redação
Ministério da Cultura aprova projeto de restauro do Casarão do Salto Grande Casarão do Salto Grande vai passar por restauro


A primeira fase do projeto de restauro do Museu Histórico e Pedagógico "Dr. João da Silva Carrão", o Casarão do Salto Grande, foi aprovado pelo Ministério da Cultura. A etapa compreende a reforma da fachada lateral esquerda. As obras devem começar em 2 de janeiro de 2024 com prazo de conclusão de um ano.

 

O espaço é um símbolo da preservação da memória de Americana e teve sua primeira fase do projeto de restauro aprovado no dia 1º de dezembro, por meio de recursos da Lei Rouanet, que permite às empresas a dedução de até 4% do Imposto de Renda para projetos culturais. O valor total aprovado para esta fase do projeto é de R$ 2.696.146,34.

 

A restauração foi proposta pela empresa OES Engenharia e Construções, que já atua no projeto de restauro da Casa Hermann Müller e realizou a troca do telhado do Casarão do Salto Grande anteriormente, com produção cultural da empresa Veneciano Produção Cultural e parceria da Prefeitura de Americana e Ministério da Cultura.

 

“Demos um passo importantíssimo para o início das obras de reforma do nosso querido Casarão. Americana tem uma riqueza guardada lá dentro e precisamos preservar essa história. Não mediremos esforços para conseguir recursos e recuperar por completo esse que é um dos principais prédios históricos de nossa cidade”, diz o prefeito Chico Sardelli.

 

“Primeiramente vamos recuperar a fachada esquerda do Casarão. Depois, vamos fazer de tudo para avançar na recuperação dessa joia da nossa cidade. As próximas gerações precisam ter acesso a toda a riqueza cultural e histórica contida ali”, destaca o vice-prefeito Odir Demarchi.

 

Nessa primeira fase, as obras vão incluir, entre outras ações, a substituição das madeiras deterioradas que fazem parte da estrutura das paredes e sustentam o assoalho, bem como batentes, a remoção total da pintura da fachada e de cinco centímetros de espessura da parede externa. Esse material será tratado e transformado em uma nova argamassa para novo reboco da parede, devolvendo a harmonia da fachada, retirando as trincas e fissuras.

 

“O início desse projeto é de extrema importância para o patrimônio histórico da cidade, representando uma iniciativa vital para preservar o legado histórico, arquitetônico, inovador e cultural associado a esse marco do período canavieiro”, afirma a Secretária de Cultura de Americana, Marcia Gonzaga Faria.



 

O Casarão

 

Construído em 1810 em taipa de pilão, o Casarão foi a sede da Fazenda Salto Grande. Em 1971, foi criado o Museu Histórico e Pedagógico “Dr. João da Silva Carrão”, que permaneceu até 1974 e retornou em 1977, após reforma no prédio. O museu foi tombado como monumento de interesse histórico-arquitetônico em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e em 2006 foi tombado também pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Americana (Condepham).

 

O acervo é composto por objetos que pertenceram a americanenses que contribuíram para a formação histórica do município. Existem desde peças que foram utilizadas na Revolução de 1932 e na 2ª Guerra Mundial, até coleções de moedas, mobiliário médico e dentário, móveis e objetos antigos.

 

“A restauração e manutenção deste monumento não apenas salvaguardam a integridade do bem, mas também garantem que as futuras gerações tenham a oportunidade de aprender e refletir sobre este importante capítulo da história”, completa a secretária de Cultura e Turismo.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.