Seja bem-vindo
Santa Bárbara,06/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

FestCult – Festival de Teatro de Americana reúne mais de 2 mil pessoas com programação itinerante

Redação
FestCult – Festival de Teatro de Americana reúne mais de 2 mil pessoas com programação itinerante   Mais de 2,1 mil pessoas acompanharam as apresentações este ano


O “FestCult – Festival de Teatro de Americana” encerrou a programação, no último domingo (4), com casa cheia no Espaço Cultural Fábrica das Artes e mais de 2,1 mil pessoas ao longo de todo o evento itinerante, que passou por diferentes espaços da cidade, como Teatro Municipal Lulu Benencase, Fábrica das Artes, Parque Ecológico, Calçadão do Centro, Praça Vó Palmira e EMEF Paulo Freire.

 

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, o festival teve produção da Associação Fábrica das Artes, em parceria com o Grupo Teatral de Americana (GTT), a Cia Finibus e a Câmara Setorial de Teatro.

 

Com entrada gratuita, a programação contou com 14 espetáculos, todos de companhias e artistas de Americana, exceto “Por um Pingo”, apresentado na abertura pelo grupo Manás Laboratório de Dramaturgia, de São Paulo. Três oficinas de capacitação também foram oferecidas.

 

“Americana já promoveu um dos maiores festivais de teatro do Brasil e, por isso, o FestCult 2025 foi um grande momento e uma grande vitória por parte dos artistas da cidade que se envolveram e conseguiram executar o Festival, entregando ao público uma programação com peças diversas, para adultos e crianças, e de alta qualidade. Os festivais são financiados pelo Fundo Municipal de Assistência à Cultura e estamos felizes da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi definir a aplicação dos recursos para fomentar a produção artística local”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

 

“Retomar o Festival de Teatro de Americana foi indescritível. A emoção de compartilhar a nossa arte com diferentes públicos, em diferentes lugares, e ter desse público o carinho que tivemos, reforça nossa convicção de que a arte é o caminho para criar laços de fraternidade, amizades capazes de humanizar pessoas, tornando a vida mais leve”, declarou o presidente da Associação Fábrica das Artes, Carlos Justi.

 

“É difícil mensurar o que vivenciamos nestes dias que duraram o festival. A união dos artistas, a troca de experiências, o acolhimento e retorno que tivemos do público… A cidade respirava e transpirava teatro, e a energia que este festival movimentou em Americana ecoará por muito tempo nos corações e nas lembranças de quem esteve presente. O nome da cidade de Americana está em destaque novamente, não só no cenário artístico, mas também para o público que tem desejo pela cultura”, reforçou o diretor artístico da Cia Finibus e produtor cultural do FestCult, João Nalão.

 

Segundo os organizadores, o evento atraiu também visitantes de cidades como Campinas, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Atibaia, Rio Claro, Sumaré, Santo André e São Paulo.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.