Seja bem vindo
Santa Bárbara,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Março, mês da mulher: alerta para os tumores femininos

Fonte: Redação
Março, mês da mulher: alerta para os tumores femininos Oncologista Susana Ramalho


Artigo de Susana Ramalho - oncologista clínica do Grupo SOnHe

O mês de março traz mundialmente a mulher como tema central de muitas discussões, desde a igualdade de direitos até a liberdade de ser mulher. A saúde feminina também precisa estar em pauta e o alerta vale para inúmeras doenças que podem ser evitadas com a informação sobre elas. É o caso de muitos tipos de tumores. Alguns dos cânceres que mais frequentemente afetam as mulheres são os de mama, colorretal, pulmão, colo do útero, corpo do útero (endometrial), câncer de ovário e de pele. Conhecer esses cânceres e o que você pode fazer para ajudar a preveni-los ou descobri-los precocemente pode ajudar a salvar sua vida.

A estimativa Globocan/IARC é que ocorreram 19,3 milhões de casos novos de câncer no mundo (18,1 milhões, se forem excluídos os casos de câncer de pele não melanoma). Um em cada cinco indivíduos terá câncer durante sua vida. O câncer de mama feminina é o mais incidente no mundo, com 2,3 milhões (11,7%) de casos novos, seguido pelo câncer de pulmão, com 2,2 milhões (11,4%); cólon e reto, com 1,9 milhão (10,0%); próstata, com 1,4 milhão (7,3%); e pele não melanoma, com 1,2 milhão (6,2%) de casos novos. Nos estados Unidos, o câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres e a segunda principal causa de morte por câncer (depois do câncer de pulmão). Cerca de 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama invasivo durante sua vida.

No Brasil foram estimados, para o ano de 2023, 704 mil casos novos de câncer. O câncer de mama é o mais incidente, acomete 30,1% das mulheres. O câncer de cólon e reto é o segundo mais frequente (9,7%). Na sequência, observam-se os cânceres do colo do útero (7,0%), traqueia, brônquio e pulmão (6,0%) e tireoide (5,8%). Observa-se no Brasil uma predominância do câncer de mama feminina em todas as regiões geográficas. Porém, na região Norte, o câncer do colo do útero figura como o mais incidente no Amazonas e no Amapá, enquanto nos demais estados, encontra-se na segunda posição. Nas regiões Sudeste e Sul, o câncer colorretal é o segundo mais incidente, em todos os estados. Destaca-se o câncer de pulmão figurando na terceira posição no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Os tumores femininos podem ocorrer em qualquer idade, mas o risco aumenta à medida que a idade avança. Algumas mulheres podem ter uma chance maior de ter câncer de mama, colo de útero, cólon e reto ou pulmão, do que outras. Mas todas as mulheres devem conhecer os riscos desses cânceres e o que podem fazer para ajudar a reduzir o risco.

 

*Susana Ramalho é formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (RJ), tem residência em Oncologia Clínica pelo Hospital Amaral Carvalho. Possui título de especialista em Oncologia Clínica pela Associação Médica Brasileira – AMB/SBOC. É mestre em Oncologia Mamária e doutora em Oncologia Ginecológica pelo CAISM/Unicamp. É preceptora dos residentes de Oncologia Clínica do CAISM/Unicamp. É membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), da Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO) e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Membro ativo do Grupo EVA de pesquisa clínica. Como oncologista clínica do Grupo SOnHe, compõe o time de oncologistas diretamente ligados aos tumores femininos. Atua no Centro de Oncologia Vera Cruz, na Oncologia do Hospital Santa Tereza e lidera a Oncologia Clínica do CAISM/Unicamp.

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login