Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

FÉstival: festival da cultura cristã terá primeira edição de 2024 em Santa Bárbara

Fonte: Redação
FÉstival: festival da cultura cristã terá primeira edição de 2024 em Santa Bárbara Santa Bárbara sedia FÉstival de música cristã


O evento terá mais duas edições esse ano: em Guaratinguetá e em São Paulo

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste será palco da primeira edição de 2024 do FÉstival, evento voltado para as manifestações culturais de origem cristã. Promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o festival acontecerá no dia 20 de abril, no Complexo Usina Santa Bárbara, com entrada gratuita.

“Em eventos assim, temos a essência do que é a cultura: o desenvolvimento humano. Trazemos repertório, oportunidades de conhecer o diferente, esperança. Independente da sua posição, trazemos todos para o campo das ideias, onde é possível discutir sobre tudo e tocar a todos. Além disso, festivais como este fazem parte da nossa política de regionalização, pois fomentam a região, envolvendo a cultura, gerando desenvolvimento econômico e social. E nada disso é possível sem uma parceria entre a Secretaria e as cidades. O Estado só consegue chegar com o que cada região quer e precisa com um canal de comunicação aberto entre ambas as partes”, ressaltou a secretária Marilia Marton. 

Em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (28), foram reveladas algumas das atrações que irão compor a programação desta edição do FÉstival, como o casal Jefferson & Suellen, a dupla sertaneja gospel André e Felipe, a cantora Bruna Karla e, ainda, a Cia Nissi – com mais de 20 anos de trajetória, que apresenta no evento “Jardim do Inimigo – O Musical”.

O festival contará, também, com atividades voltadas para o público infantil, com apresentações teatrais e áreas de descanso e alimentação. Além disso, haverá um espaço, didático e interativo, direcionado para uma experiência de fé, com instalações artísticas que revelam o simbolismo das principais árvores citadas na Bíblia, fotos e um painel com marcos da cultura cristã.

“Santa Bárbara d'Oeste está inserida em um circuito de eventos gospel e de fé! É uma honra para nós chegarmos a este patamar. O FÉstival chega a nossa cidade após o sucesso do Festival Avivah, realizado no fim do ano passado, e graças à parceria de anos entre o Município e o Governo do Estado. Cada vez mais transformamos a nossa cidade em um palco de grandes eventos, proporcionando aos trabalhadores da Cultura e dos demais segmentos o desenvolvimento econômico e social. Realizado primeiramente no Memorial da América Latina, berço dos maiores eventos do nosso Estado, e agora o FÉstival está na história de Santa Bárbara d'Oeste”, comentou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan.

Com a finalidade de difundir as expressões artístico-culturais e democratizar o acesso, dois dos pilares da atuação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, parte da programação do FÉstival será transmitida pela internet, possibilitando que públicos de outras localidades sejam impactados pelo evento.

Na ocasião, Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura responsável pela gestão e produção do evento, e Rafael Piovezan assinaram um termo de cooperação entre a instituição e o município.

A primeira edição do FÉstival foi promovida no Memorial da América Latina, em São Paulo, e segue sendo uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Outras edições

Realizado pela primeira vez em 2023, na Capital, a edição deste ano do FÉstival passará, também por Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em julho; e por São Paulo, em meados de novembro.

Interiorização da Cultura

Com o objetivo de fomentar, valorizar e difundir as atividades e ações artístico-culturais desenvolvidas pelos municípios paulistas, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), está com editais abertos para programas de difusão cultural. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de setembro de 2024.

Os editais, voltados aos municípios e instituições do estado, são para inscrição nos programas Difusão Cult SP (novo nome do ATM – Atendimento Técnico aos Municípios), Circuito Cult SPApoio a Festivais e + Orgulho, com execução até o dia 31 de dezembro de 2024.

“Em 2023, chegamos a 534 cidades. Este ano, a nossa meta é estar em todos os 645 municípios, em contato com cada um dos cidadãos. Queremos estar bem perto dos paulistas para compartilhar o que há de melhor na cultura do nosso estado”, reforça Marilia Marton.

Para saber mais sobre os editais: https://amigosdaarte.org.br/programas-e-equipamentos/editais-programas-de-difusao-cultural-2024/ 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login