Seja bem vindo
Santa Bárbara,02/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Movimento pelo tombamento do estádio do União vai ao Iphan em São Paulo

Fonte: Redação
Movimento pelo tombamento do estádio do União vai ao Iphan em São Paulo Estádio do União Barbarense: Torcida quer tombamento como patrimônio histórico e cultural

O líder do Movimento “Não à Demolição do Estádio Antônio Guimarães”, do União Barbarense, Carlos Festa, tem agenda na próxima quinta-feira (25), em São Paulo, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Danilo Nunes. Ele estará acompanhado dos vereadores Paulo Monado, presidente da Câmara, Eliel Miranda, Carlos Fontes, Celso Ávila e Bachin Júnior. O encontro está marcado para as 11h. 

A campanha pelo tombamento do estádio do União Barbarense, na internet, já ultrapassou a casa de 12.100 assinaturas no site www.tombamentouniao.com.br. Além dos torcedores que fizeram as adesões online, o movimento conta com apoio dos historiadores J.J.Bellani e Antonio Carlos Angolini, vereadores, padres e pastores. 

“Vamos entregar ao responsável pelo Iphan todo o processo impresso, de 109 páginas, com mais de 7,2 mil assinaturas reivindicando o tombamento do estádio, a mesma cópia entregue ao Codepasbo (Conselho do Patrimônio Histórico de Santa Bárbara d’Oeste), mas que não se manifestou a respeito até o momento e está se omitindo no seu dever de analisar o pedido de tombamento do estádio como patrimônio histórico e cultural do município”, disse Festa. 

Segundo ele, a audiência em São Paulo visa obter ajuda do órgão federal nessa causa em Santa Bárbara. “Esse é um movimento sério e responsável, estamos representando mais de 12 mil pessoas que desejam ver o estádio transformado em patrimônio histórico e cultural da cidade. O estádio Antônio Guimarães é meu, é seu, é do nosso povo, é da cidade e vamos continuar essa luta até conseguir o objetivo porque está amparado por lei. 

Para aderir ao movimento, basta acessar o site www.tombamentouniao.com.br e inserir o nome completo, CPF e data de nascimento.  

No site, há a justificativa da importância do tombamento do estádio Antônio Guimarães: 

Preservação da Memória: 
Este estádio é onde nossa cidade viveu inúmeras emoções esportivas. É onde histórias foram escritas e memórias foram criadas. Vamos garantir que essas lembranças sejam protegidas. 

Identidade Local: 
O Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães é um símbolo de Santa Bárbara d'Oeste. É parte de quem somos como comunidade. Ao assinar, você está ajudando a manter nossa identidade única. 

Futuro Sustentável: 
A preservação do estádio pode impulsionar o turismo e o desenvolvimento local, criando oportunidades econômicas para nossa cidade. 

IPHAN 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. 

O Iphan possui 27 Superintendências (uma em cada Unidade Federativa); 37 Escritórios Técnicos, a maioria deles localizados em cidades que são conjuntos urbanos tombados, as chamadas Cidades Históricas; e, ainda, seis Unidades Especiais, sendo quatro delas no Rio de Janeiro: Centro Lucio Costa, Sítio Roberto Burle Marx, Paço Imperial e Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular; e, duas em Brasília, o Centro Nacional de Arqueologia e Centro de Documentação do Patrimônio. 

O Iphan também responde pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conforme convenções da Unesco, respectivamente, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 e a Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login