Diocese de Piracicaba adquire capela histórica da antiga Fazenda São Pedro

A Diocese de Piracicaba, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e os proprietários da antiga Fazenda São Pedro oficializaram, na manhã desta quinta-feira (25), o acordo que transfere uma área de 9,1 mil metros quadrados para a Igreja Católica. O terreno inclui a histórica capela da antiga propriedade, que agora será restaurada e reativada para uso pastoral da Diocese.
O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, já determinou que a capela terá São Pedro como padroeiro, em memória ao nome que os antigos proprietários deram à fazenda onde o templo foi construído. O novo patrimônio adquirido pela Diocese está dentro do Complexo Usina Santa Bárbara.
Segundo Dom Devair, trata-se de uma área em expansão populacional. “É de interesse da Igreja garantir o trabalho de evangelização nessas regiões, pois somente esta é nossa missão: trabalhar para que a Palavra e o Reino de Deus sejam apresentados a todos”, afirmou. O bispo ressaltou ainda que “muitas vezes o poder público não tem condições de resolver tudo sozinho; por isso, parcerias como essa, com a iniciativa privada e a Igreja, são oportunidades de realizar algo pelo bem comum”.
O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, destacou que o acordo colocou fim a uma antiga demanda do município quanto à destinação adequada do espaço. “É o fim de um tabu. O que aconteceu hoje não é pouca coisa, pois esse lugar faz parte da vida de muitas pessoas e da história da cidade. Essa parceria vai reintegrar o espaço à vida da cidade, permitindo que o patrimônio seja preservado e tenha uso coletivo. Isso devolve à capela a função para a qual ela foi criada, ou seja, o uso espiritual e religioso.”
A secretária de Justiça e Relações Institucionais, Márcia Regina Petrini Della Piazza, lembrou que a capela “carrega um sentimento de mutirão” proveniente de sua origem. “Essa igreja servia à comunidade que vivia naquele local. Ela foi construída a partir de um esforço coletivo e, agora, tem a oportunidade de voltar à coletividade. Passando para a Diocese, a capela retoma seu propósito espiritual e comunitário”, afirmou.
Sob os cuidados da Igreja diocesana, a Capela São Pedro passará a integrar o território da Paróquia São Paulo Apóstolo. Caberá ao pároco, padre Agnaldo Moreira da Silva, conduzir os trabalhos de recuperação do imóvel para garantir o pleno uso pastoral do templo, com a realização de celebrações, administração de sacramentos e outras atividades religiosas. “Certamente será um local para o verdadeiro encontro dos fiéis com Nosso Senhor Jesus Cristo”, declarou o sacerdote.
Também participaram da reunião para o anúncio os padres Claudemir da Silva (vigário-geral da Diocese), Rodrigo Simões Anholetto (coordenador diocesano de Pastoral), Rodrigo Stefanini Françoia (chanceler do Bispado) e os diáconos Silvio Luiz Plotegher (ecônomo da Diocese) e Marcos Antônio Canobre (administrador do Parque da Ressurreição, em Piracicaba), além de autoridades municipais de Santa Bárbara d’Oeste.
Fotos: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
COMENTÁRIOS