Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação chega a todo território nacional


Serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação chega a todo território nacional CVV passa a atender pelo telefone gratuito 188



Quase dois anos antes do previsto, telefone 188 operado pelo CVV abrange todo país desde 1 de julho




Iniciado como projeto piloto no estado do Rio Grande do Sul em setembro de 2015, o 188 é o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio do país. Devido aos ótimos resultados obtidos no estado, no primeiro trimestre de 2017 o Ministério da Saúde e o CVV assinaram um convênio que previa a expansão do 188 para todo o país.




Realizado em fases, a previsão inicial era de que somente em fevereiro de 2020 essa expansão fosse concluída dada a sua complexidade técnica. Porém, em um esforço dos voluntários do CVV e das operadoras de telefonia fixa e móvel, a implantação completa ocorreu com quase dois anos de antecipação, sendo que no último dia 1 de julho todos os mais de 5.500 municípios brasileiros passaram a ter acesso gratuitamente ao 188, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados.




“Não temos palavras para expressar nossa felicidade em conseguir levar a todas as regiões de nosso país esse serviço que oferecemos há mais de 50 anos”, comemora Robert Gellert Paris Junior, voluntário do CVV, uma entidade sem fins lucrativos e independente. “É a realização de um sonho de décadas e fruto do trabalho de muita gente.”




O CVV realizava em média 1 milhão de atendimentos ao ano até 2016. Com o início da expansão do 188, aliado à maior abertura da sociedade para falar sobre suicídio e procurar ajuda, concluiu 2017 com o dobro de atendimentos e espera ultrapassar 2,5 milhões ainda neste ano.




“O atendimento telefônico é o mais conhecido e usado, mas também oferecemos o mesmo serviço por e-mail e chat, pelo site cvv.org.br”, comenta Robert. “Importante ressaltar que nesse período em que dobramos o número de atendimentos, aumentamos nosso quadro de voluntário em mais de 20% e continuamos ampliando esse grupo de forma acelerada,” reforça. Robert explica que os 2.500 voluntários foram devidamente selecionados e preparados para o atendimento em cursos realizados periodicamente em mais de 90 endereços de todo o país ou de maneira remota.




O aumento de atendimentos foi possível graças ao investimento em tecnologia. O CVV implantou nacionalmente um sistema de PABX Virtual que permite o encaminhamento das chamadas para um voluntário disponível naquele momento em qualquer região. Antes disso, os telefonemas eram atendidos exclusivamente por voluntários localizados na mesma região da chamada, o que reduzia as chances de sucesso em muitos casos.




Para se tornar voluntário do CVV, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais disponíveis para o atendimento e vontade de conversar com outras pessoas de forma acolhedora, sem julgamentos ou aconselhamentos. A agenda atualizada dos cursos de seleção de voluntários fica disponível no site: www.cvv.org.br/voluntario .




Sobre o CVV




O CVV é uma entidade sem fins lucrativos, independente, fundada em 1962, que presta serviço voluntário, gratuito e sigiloso de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.500 voluntários pelo telefone 188, 24 horas por dia, ou via chat e e-mail no site cvv.org.br. Atualmente existem 90 postos de atendimento em todo o país, com previsão de chegar aos 100 ainda em 2018. Em Americana, o CVV funciona na Rua Carioba, 536, no bairro Cordenonsi. 




Sobre o suicídio




O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br


* Dados do Ministério da Saúde


 


Mais informações


cvv.org.br 


facebook.com/cvvoficial


instagram.com/cvvoficial/


twitter.com/CVVoficial





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login