Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Espetáculo Violas do Brasil traz músico João Ormond à Estação Cultural


Espetáculo Violas do Brasil traz músico João Ormond à Estação Cultural Músico João Ormond se apresenta em Santa Bárbara


 


Espetáculo “Violas do Brasil” traz a para a Estação Cultural a união dos ingredientes musicais do chamado “Cinturão Caipira Brasileiro”


 


A Estação Cultural da Fundação Romi, espaço plural e multicultural, recebe dia 15 de setembro, sábado, às 10 horas, o projeto “Violas do Brasil” com uma palestra do músico João Ormond, que traz ao público todas as vertentes que a viola caipira possui no eixo central do país, conhecido como “Cinturão Caipira Brasileiro”. A música de forma geral faz parte do cotidiano do brasileiro e a viola está totalmente relacionada ao público caipira. A viola relata a vida desse povo e, em contrapartida, ele se enxerga e se identifica nessa música. “Todos são bem-vindos! Não é necessária inscrição prévia e a entrada é franca”, convida Thiane Mendieta, Gestora Cultural da Estação Cultural.


 


O chamado “Cinturão Caipira Brasileiro” refere-se aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, e demonstra as características de cada região, com seus ritmos e tocadas peculiares. Essa rota foi introduzida junto aos bandeirantes durante a colonização do território brasileiro, no interior do país em busca do ouro e mão de obra para trabalho. Por isso a viola caipira vem ao longo dos anos sendo moldada pela cultura desse povo, diante do seu dia a dia, de suas ações e manifestações, através das festas religiosas, festas regionais e também no cenário urbano. Nas últimas décadas a viola retomou o contato com o público mais urbano interessando bastante às pessoas das novas gerações. Hoje o ritmo mais caipira, sertanejo, está bem inserido em todas as regiões e referente a isso temos o surgimento de orquestras sinfônicas de viola, com a participação de muitos jovens.


 


O músico violeiro e compositor João Ormond é matogrossense e tem uma grande história musical ao lado da viola caipira. O objetivo principal da apresentação é divulgar e popularizar os tipos de viola e a música caipira de cada região. Tem a proposta de mostrar ao público diferentes tipos de violas e também a variedade de afinações. Mostrar as raízes desse instrumento e como ele pode se diferenciar em cada região do cinturão caipira brasileiro.


 


Promovido pela 3S Projetos, o “Violas do Brasil” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e patrocinado pela Raízen, através do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Nesta edição, o projeto conta com o apoio cultural da Fundação Romi.


 


“Para nós é um imenso prazer receber este espetáculo e sediar uma palestra de um projeto desse porte. Contribui com a cultura local, além de ser uma ótima oportunidade para os apaixonados por viola aprenderem com o renomado violeiro, João Ormond”, destaca o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti. “O público presente conhecerá mais sobre esse importante marco musical caipira, denominado ‘cinturão caipira’, e terão uma manhã agradável, sairão com mais informações e conhecimentos sobre a viola”, finaliza.


 


Serviço – O espetáculo “Violas do Brasil” com o músico João Ormond acontece sábado, 15 de setembro, a partir das 10 horas, no Armazém da Estação Cultural. A entrada é franca. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações podem ser acessadas através do site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.


 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login