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Santa Bárbara,25/04/2024

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Alunos do Caic abrem cantina e se tornam jovens empreendedores


Alunos do Caic abrem cantina e se tornam jovens empreendedores Jovens tocam cantina no Caic em Americana

 


Alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Caic (Centro de Atendimento Integral à Criança), da Rede Municipal de Ensino de Americana, que participam do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, estão inovando na escola com cantina, grupos de estudos, artesanato e papelaria. As turmas de 9º ano abriram uma cantina há cerca de 20 dias período.




A professora de Ciências da escola, Dircemilia Tarifa, começou o projeto em meados de setembro. Sua primeira tarefa foi abrir, em conjunto com os alunos que estão no 9º ano, uma empresa empreendedora. “Os alunos se formam este ano e queriam arrecadar fundos para um passeio no final do ano”, disse. Os alunos discutiram e resolveram abrir uma cantina. Em seguida votaram na escolha do nome: Cantina Bom De+++++. O primeiro problema foi arrumar capital inicial para montagem do empreendimento. “Um professor nos emprestou 130 reais”, disse a gerente geral do negócio, representando todas as salas do 9º ano, a aluna Ana Carolina Sato, de 14 anos.




O segundo problema: arrumar fornecedor de salgados. Conseguiram dois. Um vendia os salgados menores e mais barato e o outro maior e mais caro. Após consulta à “clientela” dos períodos da manhã e da tarde, a solução foi definida. “De manhã vendemos o salgado maior e à tarde o menor por um preço mais baixo”, afirmou Ana. Cerca de 200 alunos frequentam a cantina, que fica no andar térreo, cercada por mesas pequenas. O negócio funciona duas vezes por semana. Às terças pela manhã e às quintas à tarde.




Na fila, aguardando sua vez, Kamile Eduarda, de 15 anos, comentou. “Achei inovadora a ideia. Aqui só tinha comida da escola. Acho legal a participação dos colegas”. No Caic não há cantina.




Ana, no papel de gerente geral, disse como desempenha sua função. “Organizo a equipe e fico de olho para ninguém ficar comendo os salgados que estão à venda”, revelou com um sorriso. “Vendo fiado para alguns alunos que trabalham.” A aluna disse que no final de 2018 o 9º ano terá de realizar uma assembleia para decidir o que vão fazer com o lucro do projeto.




Segundo a professora de Ciências os alunos estão bastante empenhados com a cantina. “Como o projeto tem um objetivo final que é talvez eles irem passear em uma chácara há um ânimo geral. Para a maioria dos alunos o projeto dá um preparo para caso queira, no futuro, abrir um negócio. Esta é uma base para a vida e para o mercado. Esses são os primeiros passos. Se interessarem pelos negócios, terão de procurar apoio do SEBRAE”, afirmou.


 


Alunos do 8º ano




A professora do Caic, Melissa Casarin, trabalha com os alunos do 8º ano a questão do “Empreendedorismo social”. “A ação social, como uma das dimensões do empreendedorismo, busca transformar desafios em soluções. No 8º ano, empreendedorismo social tem como finalidade fomentar o potencial do aluno para a responsabilidade social, individual e coletiva, lançando um olhar para sua realidade, despertando para os problemas que acontecem em sua comunidade, fortalecendo, assim, o protagonismo juvenil”, disse a professora.


 


Os alunos desenvolvem atividades como grupos de estudos com a finalidade de auxiliar alunos que apresentam dificuldade em alguns conteúdos e arrecadação de gêneros alimentícios para as famílias que estejam precisando. Os professores envolvidos são Melissa Casarin , Celso Carvalho, Maria José do Carmo, Lucinea Rodrigues, Nereu Souza e Regiane Bandeira.


 


O projeto




O objetivo do projeto do SEBRAE é levar aos alunos, por meio das matérias já inclusas no currículo escolar e, de maneira lúdica, o empreendedorismo. O curso é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Ele procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.




Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.


 




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