Nova Odessa recebe Orquestra Filarmônica Ninho Musical, da Fundação Romi

Por Roberto 08/11/2018 - 12:35 hs

Nova Odessa recebe Orquestra Filarmônica Ninho Musical, da Fundação Romi
Orquestra Filarmônica se apresenta em Nova Odessa



Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” se apresenta em Nova Odessa neste sábado, 10 de novembro, às 10h na praça central



A Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” se apresenta em Nova Odessa, neste sábado, 10 de novembro, a partir das 10h, na Praça Central “José Gazetta”. A apresentação conta com o apoio da Diretoria de Cultura e Turismo do Município de Nova Odessa. Segundo a Assessoria de Imprensa da cidade, além do espetáculo musical, a praça também receberá a “Feira de Artesanato”.



A Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” é resultado do projeto “Ninho Musical”, uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi que, nesta edição, 2018, é apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste.



O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical, destinada a iniciantes ou que já tenham vivência. Realizado desde 2012, já beneficiou mais de 800 participantes, oportunizando a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, os aprendizes têm acesse desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência.



“Ainda em novembro, Nova Odessa nos receberá mais uma vez. O segundo espetáculo está programado para o dia 28. Na sequência, quem recebe a Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” é nossa cidade, Santa Bárbara d´Oeste, nos dias 07 e 14 de dezembro. Essas apresentações encerram o ciclo de aprendizagem dos nossos alunos do ano de 2018. O palco é um ambiente importantíssimo para nós artistas e, expormos nossa arte, é sublime. Nossos alunos apresentarão um repertório de músicas que incluiu canções clássicas tradicionais, ícones de filmes e musicais renomados até as mais recentes baladas do universo pop. Estão todos convidados”, fala o Maestro Paulo Bellan – coordenador do projeto.


Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d'Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.