Conjunto de Câmara se apresenta no Museu Prudente de Moraes

Por Roberto 03/12/2018 - 20:34 hs

Conjunto de Câmara se apresenta no Museu Prudente de Moraes
Grupo de Câmara se apresenta nesta terça-feira em Piracicaba

 


A 5ª Semana de Cultura Artística traz ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes o Conjunto de Câmara da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). Além de composições do alemão naturalizado brasileiro que dá nome à instituição, peças de Telemann, Vivaldi e Sibelius estão no repertório. A apresentação de música clássica ocorre às 19h30 desta terça-feira (4) e tem entrada gratuita.


Os seis instrumentistas que integram o conjunto de Câmara possuem a coordenação do professor Paulo Souza, que toca como segundo violino na apresentação. Os demais integrantes são Fhelipe Serafim e Victor Travaglini (primeiro violinos), Maria Thereza Sant' Ana Ocaña (segundo violino), João Vitor Sandoval (viola) e Lucas Mazzero Fernandes (violoncelo).


Composta por Ernst Mahle originalmente para quarteto de cordas, "Viajando pelo Brasil no. 1" é a peça que abre o programa. A suíte reúne melodias folclóricas encontradas por Mahle nos estados do Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo. Também de Mahle foi incluída "Nesta Rua", cuja inspiração para o arranjo vem de tradicional cantiga popular, e "Suíte Infantil", do compositor húngaro Béla Bartók, com arranjos de Mahle.


O violista João Vitor Sandoval interpreta "Concerto para Viola e orquestra em Sol maior", única obra do compositor alemão Telemann para este instrumento e um dos primeiros concertos de viola da história. Também integram o programa "Sinfonia em Ré maior", peça em três movimentos de Antonio Vivaldi, e "Andante Festivo", composta em 1922 para quarteto de cordas por Jean Sibelius.


A 5ª Semana de Cultura Artística é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur. A programação teve início na segunda-feira (3), com a Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas e lançamento da edição especial da Revista de Cultura Artística sobre viola caipira.


A programação traz ainda atividades com integrantes da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), na quarta-feira (5); palestra sobre Leis de Incentivos à Cultura, com o produtor cultural Marcos Thadeus, na quinta-feira (6); e a atividade "Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira", por Raquel Delvaje, na sexta-feira (7).


Todas as ações acontecem às 19h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro), sempre com entrada gratuita. Mais informações: www.fb.com/culturaartisticapiracicaba e (19) 3422-3069.