Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Secretaria de Educação de Nova Odessa assina termo de parceria do projeto Diversa


Secretaria de Educação de Nova Odessa assina termo de parceria do projeto Diversa Representantes de Nova Odessa em evento educacional

 


A Secretaria de Educação de Nova Odessa assinou no último dia (4) o termo de parceria do projeto “Diversa – Presencial e Monitoramento 2019”. O evento foi realizado no auditório da Fundação Volkswagen e Nova Odessa foi representada pela diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalim Antonio; pela diretora de Ensino Infantil, Fabiana Vaughan Hartger; e pela diretora de Normas Pedagógicas, Érika Salazar.


 


O evento começou com a fala de representantes da FVW, Vitor Neia e Sheila Viana, que introduziram as características do projeto. Em seguida, Liliane Garcez, gerente de programas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), apresentou as premissas e missão do instituto e fez uma breve explanação sobre conceitos centrais da educação inclusiva.


 


Em março, Nova Odessa já havia recebido a visita de Liliane Garcez e Patrícia de Brito, coordenadoras do “Diversa Presencial e Monitoramento”, que vieram conhecer melhor as perspectivas da educação inclusiva do município e detalhar os próximos passos do projeto, baseado na troca de experiências e conhecimentos a partir de situações desafiadoras em sala de aula.


 


Nessa nova etapa, a Secretaria de Educação terá como desafio a construção de formações locais, organizadas pela própria equipe de educadoras, baseadas na metodologia do DIVERSA presencial. A equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) dará suporte a partir de reuniões remotas e presenciais às educadoras dos três municípios durante a realização das formações locais. “O objetivo é multiplicarmos o impacto da metodologia para a construção de um conhecimento sobre educação inclusiva em toda nossa rede com o intuito de enxergar as possibilidades de cada estudante”, relata Érika Salazar.


 


FILME INSTITUCIONAL. Em 2018, uma equipe do Instituto Rodrigo Mendes esteve na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Salime Abdo, no Jardim Alvorada, para captar o dia a dia das crianças em sala de aula e fazer entrevistas com a comunidade escolar. Isso porque, dentre 17 projetos inscritos e cinco finalistas, Nova Odessa foi a cidade escolhida para mostrar sua atuação na educação especial, graças ao modelo implantado pela Secretaria de Educação. O trabalho foi transformado em um filme institucional, com objetivo de recomendar e incentivar as boas práticas na educação especial.


 


O “Diversa” é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Ministério da Educação e diferentes organizações. O objetivo é apoiar redes de ensino no atendimento de estudantes com deficiência em escolas comuns. “Nós partimos quase que do zero, aprendemos na prática e hoje somos reconhecidos. O ‘Diversa’ chegou em um momento de definição de rumos e nos deu a sustentação necessária para estruturar a educação especial. Estamos percorrendo esse caminho com dignidade e vamos continuar ampliando”, disse.


 


A equipe da Secretaria de Educação que fará a multiplicação da formação “Diversa Presencila e Monitoramento”, em parceria com o Diversa, é composta por Érika Salazar, o coordenador Adelino Nery da Silva; e as professoras Andréa Brino, Regina Gomes, Ana Lúcia Lourenço e Rosângela Zuculin.


 


AMPLIAÇÃO. Neste ano, a Secretaria de Educação de Nova Odessa ampliou o atendimento especializado a alunos com autismo e deficiência intelectual, elevando de 8 para 12 o número de espaços dedicados à educação inclusiva e aumentando de 90 para 140 a quantidade de crianças atendidas. “Nosso atendimento é personalizado, individualizado e voltado à aprendizagem da criança. Às vezes, o mesmo problema exige atendimentos diferentes”, explica Claudicir.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login