Rio atinge 3,56 metros e transborda pela 2ª vez em Capivari

Por Roberto 07/06/2016 - 09:41 hs

Rio atinge 3,56 metros e transborda pela 2ª vez em Capivari
Cidade sofre com a cheia do rio Capivari Imagem: Tony Machado

O Rio Capivari voltou a transbordar na madrugada desta terça-feira (7). Com as fortes chuvas, nível do manancial atingiu 3,56 metros de profundidade às 7h56, quando o esperado para o mês de junho é de 73 centímetros. A marca é 387% acima da média estimada. Há, pelo menos,12 pontos de alagamento, segundo a Prefeitura de Capivari (SP).

A Defesa Civil da cidade decretou estado de alerta máximo. Os únicos pontos de acesso a cidade são pelos bairros Castelane e Padovani, pela Avenida Brigadeiro Faria Lima.

De acordo com a administração municipal, os pontos mais atingidos são os bairros Nova Aparecida, Moreto e Centro, além das ruas Tiradentes, Padre Haroldo, Antônio Pires, Bento Dias e a região do campo do Juventus, a Avenida José Annichinno e a Ponte XV de Novembro.

Defesa Civil de Capivari decretou estado máximo de alerta; únicos acessos à cidade são pelos bairros Castelani e Padovani (Foto: Tonny Machado/Raízes FM)
Únicos acessos são pelos bairros Castelani e
Padovani (Foto: Tonny Machado/Raízes FM)

Segunda-feira


O nível do Rio Capivari chegou a 2,88 metros, na segunda-feira (6),quando transbordou pela primeira vez. Segundo a Defesa Civil da cidade, há 16 famílias desabrigadas.

Quatro famílias desabrigadas foram levadas para abrigos da Prefeitura. As outras 11, que a administração considera desalojadas, estão em casas de parentes ou amigos. Segundo a Defesa Civil, nos últimos três dias choveu 124,90 milímetros no município. O período com maior volume de precipitação foi na madrugada de domingo, quando foram registrados 73 milímetros.

O grande volume de água no rio também aconteceu por conta da destruição ocorrida em Campinas, após um temporal na madrugada deste domingo (5). De acordo com o Cepagri, o município passou por um fenômeno climático conhecido como microexplosão.

Piracicaba


O Rio Piracicaba atingiu 4,72 metros às 15h20 desta segunda-feira (6). A marca indica risco de extravasamento e, de acordo com o sistema de telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a profundida é 171% acima da média esperada para junho, que é de 1,74 metro. No final da tarde, o nível do manancial recuou para 4,62 metros e retomou o estado de emergência.

Ponte XV de Novembro em Capivari (Foto: Tonny Machado/ Raízes FM)Ponte XV de Novembro em Capivari nesta terça-feira (Foto: Tonny Machado/ Raízes FM)
Rio transbordou e Capivari ficou alagada na manhã desta segunda-feira (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)Rio transbordou e Capivari ficou alagada na manhã desta segunda-feira (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)
Fonte: G1