Dr. Daniel questiona atrasos e indisponibilidade de ultrassonografias no pré-natal

Por Roberto 14/09/2021 - 21:05 hs

Dr. Daniel questiona atrasos e indisponibilidade de ultrassonografias no pré-natal
Dr. Daniel cobra realização de exames da Prefeitura

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre atrasos e indisponibilidade de ultrassonografias do pré-natal para gestantes.

No documento, o parlamentar informa que muitas gestantes que dependem do serviço público de saúde não conseguem realizar pela rede pública os exames de ultrassonografia durante o pré-natal, e que durante a gestação são recomendadas, no mínimo, quatro ultrassonografias, bem como garantido o direito na realização de mais exames de imagens conforme a situação clínica da paciente.

Dr. Daniel afirma que muitas gestantes desistem de realizar o exame devido à indisponibilidade na rede pública e em decorrência do custo na rede particular. “Em nossa cidade muitas gestantes estão buscando por esse exame na rede particular devido à demora ou indisponibilidade na rede pública de saúde. Em muitos casos, ao tomarem conhecimento do custo do exame, deixam de realizá-lo”, comenta.

“Nossas gestantes não podem ficarem desassistidas, sem terem acesso a um pré-natal digno, que é garantido por lei. Diante das reclamações, estamos buscando informações e cobrando efetividade na realização dos exames de ultrassonografia na rede pública de saúde”, conclui o vereador.

 

No requerimento, o autor solicita ao Executivo que informe quais locais realizam as ultrassonografias transvaginal, morfológica e obstétrica na rede pública, qual a oferta mensal e relação dos profissionais médicos contratados para a realização desses exames, além de locais, dias e horários de atendimento.

MANTENHA-SE BEM INFORMADO APOIANDO O REGIÃO HOJE COM UM PIX DE QUALQUER VALOR NA CHAVE CPF 038.784.708-19

Solicita, ainda, o encaminhamento de relatório demonstrando a quantidade de ultrassonografias pré-natal realizadas nos meses de junho, julho e agosto deste ano, especificando o local de realização e o profissional médico responsável pelo exame, e se há algum planejamento, por parte da administração municipal, para ampliar a oferta desses exames de imagem ou realização de mutirões para ‘zerar a fila’ existente.

O requerimento será discutido pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária desta quinta-feira (16).