Seja bem vindo
Santa Bárbara,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura de Nova Odessa entrega 128 kits escolares para a Apae


Prefeitura de Nova Odessa entrega 128 kits escolares para a Apae Entrega de kits escolares para a Apae

 


Materiais trazem economia à entidade e auxiliam no trabalho pedagógico


 


Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura realizou no último dia 9 a entrega de 128 kits escolares para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa. A entidade realiza há 36 anos o trabalho pedagógico e psicológico no município, com projetos de educação especial, apoio à inclusão e atendimento das crianças com déficit de aprendizado da rede municipal de educação, além de atendimentos clínicos ambulatoriais.


A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, esteve acompanhada da secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, na entrega dos materiais. “Temos um carinho especial pela Apae, que desenvolve um serviço de extrema importância à nossa comunidade. É uma satisfação poder contribuir com o desenvolvimento das crianças”, destaca Andréa Souza.


Atualmente são atendidos 318 alunos, sendo 128 na escola da Apae, 74 na inclusão escolar e 116 em estimulação precoce e pequenas dificuldades de fala e linguagem. Os kits contêm itens como cadernos, régua, lápis, borracha, apontador, giz de cera e até massa de modelar. “Vários kits vieram com duas massinhas, que são terapêuticas. Utilizamos bastante”, explica a coordenadora da Apae, Andréa Duarte.


A diretora geral da Apae de Nova Odessa, Maria Teresa Casazza (a Tereca), também destaca a ajuda dada pela Prefeitura através dos kits escolares. “Está mais completo que o do ano passado, que já era ótimo. Tem elementos que ajudam a gente com a educação especial, que é diferenciada”, ressalta. “É um gasto que deixamos de ter e o dinheiro é investido em outras ações”, acrescenta.


DATA – Em 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de dar visibilidade aos direitos dessas pessoas e combater o preconceito. Os numerais “21/03” representam a alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas nas pessoas com síndrome aparece com 3 exemplares (trissomia).


A Apae de Nova Odessa desenvolve programas de intervenção precoce e também com jovens e adultos, através de uma equipe de terapeutas e educadores especiais, que tratam a situação específica de cada criança, úteis no tratamento da Síndrome de Down e outras patologias. “Atendemos desde o nascimento da criança Down, fazendo estimulação precoce, orientação aos pais e todos os cuidados especiais”, detalha a diretora geral.


Ao longo dos anos muitas pessoas com Síndrome de Down, frequentes na Apae, já foram incluídas em escolas comuns. Acreditamos que a inclusão é uma grande realidade e onde existe diferença, existe beleza”, completa Tereca. No mês de agosto tem a Semana da Deficiência, que é mais abrangente por envolver todas as patologias atendidas pela Apae. Inclusive é realizado o Dia da Família, com os familiares dos atendidos confraternizando com os demais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login