Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

No aniversário de Campinas, Associação Griots realiza 14ª edição do projeto Ouvimos Histórias de Vida


No aniversário de Campinas, Associação Griots realiza 14ª edição do projeto Ouvimos Histórias de Vida  Associação Griots desenvolve projeto no aniversário de Campinas

 


Voluntários estarão em frente à Catedral Metropolitana, no dia 14 de julho, das 09h às 12h


 


 


Em meio à correria do cotidiano, prestar atenção no outro é algo raro. Numa cidade grande como Campinas, isso é mais difícil ainda. Mas com certeza, cada um dos mais de um milhão de habitantes da cidade, tem uma história de vida interessante para contar.


 


Chamar atenção para a arte da escuta, sem pressa nem julgamentos, e valorizar as pessoas que vivem e fazem a história de Campinas são alguns dos objetivos do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, da Associação Griots – Os Contadores de Histórias, que volta à ação no dia 14 de julho.


 


Acostumados a contar histórias nos hospitais, 10 voluntários dos Griots trocam de lugar e vão ficar de plantão, das 09h às 12h, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, para ouvir os depoimentos de quem estiver passando por lá.


 


Esta já é a 14ª edição do projeto ‘Ouvimos Histórias de Vida’, que começou em 2012 e ocorre sempre duas vezes ao ano: em julho e em dezembro. “Quando uma pessoa conta sua história de vida, pondo em palavras aquilo que viveu, ela reorganiza os sentimentos dentro dela. Nossos pensamentos quando não são enunciados costumam tornar-se emaranhados dentro de nós. Ao contá-la, é como se revisitássemos a história e, nesse momento, podemos dar novos significados às nossas vivências. E o mais interessante é que contar algo para alguém que nunca viu antes parece ter uma leveza especial, já que essa dupla ouvinte e contador não possui entre si vínculos capazes de afetar a imagem que um faz do outro”, comenta Larissa Coelho, voluntária Griots e idealizadora da iniciativa.


 


Segundo ela, o ‘Ouvimos Historias de Vida’ traz benefícios para quem fala – mas principalmente para quem escuta. Costumamos dizer que o bom ouvinte é aquele que sempre se surpreende com a história do outro. Escutar um ser humano em toda sua singularidade nunca é algo monótono, é sempre uma surpresa. Essa é a postura que desejamos do voluntário: que ele esteja aberto a receber e a maravilhar-se com a história de alguém que nunca viu antes. Nesse sentido, cada edição é sempre algo novo, histórias que estão por vir. Evoluir na arte de escutar é ter a certeza de que sempre tudo é novo, porque cada sujeito é único”, finaliza.


 


Os Griots – Os Contadores de História são uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve intenso trabalho de contação de histórias em hospitais. O trabalho é mantido com patrocínio da Unimed Campinas, por meio da Lei Rouanet, e atualmente chega a 18 hospitais, de 12 cidades da região de Campinas. Através da literatura e da arte de contar histórias, a Associação, fundada em 2003, colabora para a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar de crianças e idosos, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento médico. Para mais informações sobre os Griots – Os Contadores de História, basta acessar www.griots.org.br.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login