Seja bem vindo
Santa Bárbara,09/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cidadania presente

Cidadania presente

Umdos bons frutos da Constituição Cidadã de 1988 foi o fortalecimento do TerceiroSetor. Percebeu-se que o individualismo é interessante como tendênciaprestigiadora da dignidade de cada ser humano, mas que para tratar com oonipotente Estado é preciso articular forças. Agregar pessoas com identidade deobjetivos e com núcleo comum de necessidades torna mais facilitada a tarefa deexigir do Estado o adequado cumprimento de suas obrigações.


Resultadodisso, a multiplicação de entidades associativas com as mais diversasfinalidades. Uma boa experiência é aquela promovida pelo Instituto EcobairroBrasil, que mantém programa permanente de promoção e apoio de ações que tornemas cidades mais sustentáveis e pacíficas. A disseminação de uma cultura desustentabilidade se faz no âmbito da praticidade, não no discurso estéril evazio de teorias inapreensíveis pelas pessoas comuns.


Tudoa partir da Cultura de Paz, da Educação para o desenvolvimento sustentável, soba inspiração da experiência colhida nas ecovilas. A começar pelo indivíduo, suacasa, seu bairro, sua cidade, poder-se-á chegar à compreensão dos perigos que ahumanidade impôs ao planeta, único habitat disponível para a continuidade daaventura humana sobre a Terra.

  

Comoas pessoas nascem, vivem e morrem nas cidades, é no meio urbano que devem serdesenvolvidos os bairros sustentáveis. Fruto natural da consolidação doexercício da vida em comunidade. Uma comum união de pessoas vinculadas porinteresses comuns, que podem e devem criar redes de cooperação. Nelas, acriatividade pode nascer de um diálogo cordial, entre vizinhos que tendem a setornar amigos e a edificar o sonho da fraternidade. O constituinte de 1988 tevea coragem de instituir a fraternidade como categoria jurídica. Incumbe agora àcidadania demonstrar que isso é possível.

  

Ações-sementesão necessárias como evidência de que os bairros podem ser mais do que umtraçado de vias públicas ocupado por moradias de pessoas que não se conhecem enão fazem questão de se conhecer. Ao contrário, a busca de harmonia propõecontínuo movimento de reconexão entre os membros desse grupo que tem a vocaçãode fazer com que o seu bairro se torne um exemplo de sustentabilidade. Emlimpeza, embelezamento, plantio de espécies arbóreas que garantem melhor climae a preservação da água, essencial à vida.

 

Seo seu bairro ainda não for um Ecobairro, procure o Instituto Ecobairro Brasil,para que você também participe da implementação dos Objetivos deDesenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente os ODS 11 e 16. Seja líderna semeadura de experiências vivas para aprimorar a convivência nestagigantesca e complexa São Paulo, fascinante para os que verdadeiramente a amame a escolheram como lugar para viver.

 

Masisso vale também para outras cidades. Cada município pode ter o seu Ecobairro.Em tempos de polarização, violência e ira, faz toda a diferença pregar a paz, aunião, a cordialidade e a fraternidade.

 

José Renato Nalini é Reitor daUNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo dasMudanças Climáticas de São Paulo. 





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login