Seja bem vindo
Santa Bárbara,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dono de veículo deve fazer a manutenção preventiva antes de pegar a estrada para as viagens de final de ano

Fonte: Redação
Dono de veículo deve fazer a manutenção preventiva antes de pegar a estrada para as viagens de final de ano Manutenção necessária antes de pegar a estrada neste fim de ano


Verificação de itens evita acidentes, garante segurança da família e ajuda a economizar até 15% de combustível

Com a chegada das férias escolares e proximidade das festas de final de ano, muitas famílias já planejaram as viagens. Em meio aos preparativos, a revisão do veículo é um cuidado essencial antes de pegar as estradas neste final. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), somente nas rodovias federais foram registradas uma morte a cada duas horas em 2022, totalizando 5.426 vidas perdidas. Ainda segundo o órgão, entre 2011 e 2020, mais de 59 mil acidentes foram causados por defeito mecânico no veículo, sendo que 1.300 resultaram em vítimas fatais.

Segundo Gustavo Agiessi, especialistas e diretor da rede e oficinas Utacar Experience, a procura por serviços de revisão do carro nestes primeiros dias de dezembro já registra uma alta de 18%. “Revistas itens básicos é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo, reduzir riscos de ficar parado no meio das estradas e garantir uma viagem tranquila com a família”, aleta. “Sem falar que um carro revisado e em ordem ajuda a economia até 15% de combustível”, explica.

Na manutenção preventiva os proprietários devem estar atentos, principalmente, a alguns itens, como:

- Troca de óleo e filtros a cada 10000 km ou 6 meses. Utilizando produtos de qualidade seguindo as orientações técnicas do manual. Ou seja, colocar o lubrificante que o fabricante determina.

- Pneus acima do TWI e calibrados pelo menos 1x por mês. Calibrar com eles frio e não quente.

- Usar combustível de qualidade. Não precisa ser aditivado, isso não muda, mas precisa ser de um lugar bom, posto com bandeira e combustível rastreado.

- Analisar o sistema de arrefecimento (água do radiador). Esse é um grande vilão das viagens. Evitar colocar em posto de gasolina, pois o carro está quente e quando abre entrar ar no sistema, podendo ferver o carro posteriormente. Utilizar aditivo homologado pela montadora.

- Freio é segurança. Analisar o sistema de disco e pastilhas dianteiro e traseiro é muito importante. O fluido de freio, que com alta temperatura por conta de uso em serras, pode perder sua característica e deixar o veículo sem freio.

- Verificar palhetas do limpador e analisar a qualidade.

- Ver as lâmpadas. Além de segurança e visibilidade, ela pode render multa se estiver queimada.

- Fazer uma varredura com scanner para ver se não tem problemas de injeção, na eletrônica e outros equipamentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login