Paulistão 2021 com VAR em todos os jogos começam dia 28 de fevereiro

Por Roberto 09/12/2020 - 17:57 hs

Paulistão 2021 com VAR em todos os jogos começam dia 28 de fevereiro
Grupos do Paulistão 2021 após sorteio online

O Paulistão Sicredi, mais antigo e tradicional Estadual do país, terá uma novidade importante na edição 2021: todos os jogos da competição contarão com VAR, o árbitro assistente de vídeo. Este e outros detalhes foram definidos no Conselho Técnico, que reuniu os presidentes dos clubes em reunião on-line nesta terça-feira (8).



O VAR foi introduzido pela Federação Paulista de Futebol desde a edição de 2019 da competição, mas utilizado apenas nos jogos de mata-mata. Assim como nas edições anteriores, a FPF vai arcar todos os custos do VAR nos jogos. Desde as finais do Paulistão Sicredi 2019, a FPF realiza os jogos em uma Central, localizada na própria sede, em São Paulo, o primeiro VAR centralizado da América Latina.



Outra mudança aprovada pelos clubes diz respeito à Lista B, que permite a livre-inscrição de atletas formados nas categorias de base. Até 2020, cada time podia manter até 5 destes atletas da Lista B ao mesmo tempo em campo. Agora, serão até 7 jogadores permitidos simultaneamente.



O campeão será premiado com R$ 5 milhões; ao todo, serão mais de R$ 11 milhões distribuídos aos clubes em premiação.  
Grupos definidos

Após a reunião on-line, foram sorteados os clubes nos 4 grupos que compõem a primeira fase da competição, prevista para iniciar em 28 de fevereiro. A final está marcada para 23 de maio.



O Grupo A é formado por Corinthians, Santo André, Inter de Limeira e Botafogo; já o Grupo B tem São Paulo, Ponte Preta, Ferroviária e São Bento; o Grupo C é composto por Palmeiras, Red Bull Bragantino, Novorizontino e Ituano; e o Grupo D possui o Santos, Mirassol, Guarani e São Caetano.

Na primeira fase, os clubes se enfrentam fora do seu grupo em 12 rodadas. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo, que se enfrentam em jogo único eliminatório nas quartas de final. Os clubes vencedores avançam para as semifinais, novamente em jogo único, e finalmente a grande decisão em duas partidas.